A divisão de Engenharia Mecânica do ITA contratou 100 acessos para a plataforma 3DExperience. Foto: Divulgação.

A Dassault Systèmes, fornecedora de software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está usando a plataforma 3DExperience para aprimorar a educação em engenharia com projetos práticos. 

A Prosys Educacional, solution partner da Dassault Systèmes, desenvolveu a solução para a instituição de ensino e está dando suporte tanto para a implantação da plataforma quanto para a capacitação dos professores.

A Divisão de Engenharia Mecânica do ITA contratou um total de 100 acessos para a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes, que serão utilizados pelos alunos já no atual ano letivo. 

"A solução atenderá à demanda de criação de projetos, gerenciamento e compartilhamento de informações para alunos em todos os níveis de aprendizado, desde iniciantes até aqueles que estão concluindo o curso ou já inseridos no mercado de trabalho", diz Ezio Castejon Garcia, Chefe da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA.

Criada após anos de colaboração com professores e alunos em muitas instituições e disciplinas globais, a plataforma 3DExperience para Academia busca promover um ensino mais flexível e personalizado. Disponível na nuvem, a plataforma pode ser acessada a qualquer momento e por diferentes dispositivos para professores e alunos.

A solução conta com um recurso colaborativo que possibilita o trabalho em equipe e o desenvolvimento simultâneo de ideias e projetos, permitindo o acompanhamento do desempenho de cada aluno, assim como a constante troca de informações e experiências. 

Os professores serão treinados para utilizar a plataforma e replicar o conhecimento aos alunos. 

"A solução também fornece interação e troca de informações entre os acadêmicos de todo o mundo que estão conectados na plataforma. Dessa forma, um professor brasileiro pode ver o que está sendo criado em outros países enquanto compartilha suas informações, ajudando a melhorar os projetos e procurando soluções mais assertivas com o apoio das universidades do mundo", explica Ligia Oliveira, desenvolvimento de negócios acadêmicos para a América Latina na Dassault Systèmes.

O ITA, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país, oferece seis cursos de graduação em engenharia, sendo aeronáutica, mecânica-aeronáutica, eletrônica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial.

Criado em 1950, o instituto de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira é vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).