Um dos produtos trabalhados pela Luna ALG nas soluções Solidworks. Foto: divulgação.

A Luna ALG, fabricante de equipamentos de porte, como guindastes telescópicos, truck cranes e cestos aéreos com sede em Caxias do Sul, adotou o CAD 3D SolidWorks como plataforma de desenvolvimento de suas soluções.

Conforme Janaina Auler, gerente de Marketing da empresa, o sistema, implantado pela IST Sistemas, é usado para projetar a produção de equipamentos articulados, telescópicos e cestos aéreos.

“O sistema maximiza o trabalho, melhora a manutenção e organização dos projetos”, afirma a gerente.

Segundo ela, erros de projeto, como interferências, colisões entre componentes e detalhamentos imprecisos, são facilmente detectados e corrigidos com o uso do software.

Já o Solidworks Simulation, também utilizado pela companhia caxiense, possibilita a previsão de possíveis problemas que os materiais utilizados no projeto possam apresentar.

“Analisar um produto ainda em seu protótipo economiza tempo, investimento e garante um produto 100% ao cliente final”, comenta Janaína.
 
Outro recurso usado pela empresa é o SolidWorks Composer, que possibilita apresentações de produtos com simulação da realidade dos movimentos.

A Luna ALG é resultado da fusão entre a ALG – América Latina Guindastes e a Luna Equipos Industriales.

A companhia emprega 190 profissionais e está instalada em uma área de 55 mil m², com planta fabril de 18 mil m².