Rodrigo Galvão, presidente da Oracle no Brasil.
O segmento de pequenas e médias empresas é responsável atualmente por 20% do faturamento da Oracle no Brasil, quatro vezes mais do que o registrado há dois anos.
Os projetos com sistemas em nuvem foram responsáveis por alavancar a presença da Oracle entre as PMEs.
“A nuvem democratiza o acesso à tecnologia e permite que grandes e pequenas empresas utilizem as mesmas soluções, pois o pagamento é feito de acordo com o uso”, relata Luiz Meisler, vice-presidente da Oracle para a América Latina.
A área responsável pelas vendas para PMEs na Oracle é a de Digital Sales, que reúne cerca de 700 colaboradores na América Latina.
Os segmentos de serviços e varejo são os de maior destaque entre as PMEs, mas há um equilíbrio considerado bom pela Oracle com outros setores.
"Dentro do portfólio de tecnologia (que abrange áreas como banco de dados e infraestrutura), houve uma adequação de valores para que todos tivessem acesso e a nuvem é o fator de sucesso para isso", detalha Priscila Siqueira, vice-presidente de Digital Sales da Oracle.
Na América Latina, onde o Brasil representa cerca de 50% dos negócios, a Oracle tem mais de 2 mil projetos com soluções em cloud já vendidos.
Desses, 500 projetos são focados em ERP cerca de 1,2 mil são ligados a linha Fusion (que inclui produtos para gerenciamento de processos de negócios, integração de dados e arquitetura orientada a serviços).
Mesmo com o crescimento entre as empresas de menor porte, a companhia ainda está distante da liderança no setor de PMEs quando o assunto é ERP.