IA

CI&T e Unicamp lançam Cognitive LAB

21/07/2021 14:50

O projeto visa estudar a compreensão das máquinas sobre diálogos humanos.

César Gon, fundador e CEO da CI&T. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A CI&T, multinacional brasileira de desenvolvimento de software, o Instituto de Computação da Unicamp (IC/Unicamp) e clientes da companhia anunciaram a criação do Cognitive LAB, projeto para estudar a compreensão das máquinas sobre diálogos humanos.

Segundo a empresa, o objetivo é analisar de forma rápida e automática grandes volumes de conversas, tanto de voz quanto de texto, de consumidores.

A partir disso, a ideia é desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento a clientes, vendas e cobrança.

Para isso, o Cognitive LAB deve explorar trabalhos do estado da arte na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural.

Assim o objetivo é aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua portuguesa.

De acordo com a companhia, isso pode gerar um conjunto de vantagens competitivas e diferenciadas para as empresas, como velocidade de resposta, precisão e compreensão imediata de reclamações e comentários dos usuários. 

Além disso, deve potencializar o entendimento de oportunidades de mercado e permitir que as organizações atuem de forma muito mais rápida e eficiente com seus públicos.  

"Acredito muito na cooperação entre universidades e empresas como forma de alavancar benefícios para a sociedade, acelerando ciclos de aprendizado e inovação. Em particular, é uma honra trabalhar com o IC, de onde nasceu a própria CI&T, há 26 anos", afirma César Gon, fundador e CEO da CI&T.

Por parte do IC, participará um time de pesquisa com professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que se dedicará a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa.

“Estamos motivados com os potenciais benefícios na formação dos alunos e nos resultados científicos e tecnológicos inovadores que podem ser gerados no projeto", destaca Julio Cesar dos Reis, coordenador do projeto no IC/Unicamp.

Criado em 1996, o Instituto de Computação da Unicamp atua no ensino, pesquisa e outros serviços nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação.

A CI&T é especialista digital para grandes marcas globais e também é sediada em Campinas, no interior de São Paulo, tendo sido fundada em 1995 por três profissionais recém formados pela Unicamp.

A empresa, que realiza a aceleração do impacto em negócios através de soluções digitais, tem presença global de 4 mil profissionais nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Austrália, Japão e China.

Veja também

IA
Hub estudará arquiteturas cognitivas em smartphones

Com verba do MCTI, projeto terá coordenação da Softex e execução da Unicamp e do Instituto Eldorado.

CIÊNCIA
Unicamp e Templo.cc criam centro de inteligência artificial

No período de cinco anos, o projeto receberá um investimento de R$ 10 milhões.

INOVAÇÃO
Klabin entra no IPT Open Experience

A primeira ação em conjunto será a construção de um centro de inteligência artificial.

LEQUE
Plusoft adquire DTM por R$ 27,8 milhões

Empresa era parte do grupo Ibope e atua na área de marketing de relacionamento.

CONTRATAÇÃO
Grupo New Space tem novo diretor de inteligência cibernética

Adriano Vallim tem se dedicado ao meio acadêmico e à Justiça nos últimos anos.

EMPREGOS
Sine: inteligência artificial com Microsoft

Projeto faz parte do acordo assinado com o Ministério da Economia, que prevê 22% de desconto.