Na Anatel, o Office 365 é utilizado por cerca de 1,7 mil usuários. Foto: Divulgação.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contratou a Brasoftware para implementar o pacote Office 365. O acordo foi feito a partir de uma licitação.

Com o pacote, a agência ganha acesso a soluções da Microsoft como Sharepoint, Exchange e Teams. 

De acordo com Cléoben Gomes Lopes, responsável pela coordenação de administração de ambiente computacional da Anatel (GIMR1), o órgão público procurou por essa atualização com o objetivo de modernizar os serviços de correio eletrônico, de comunicação instantânea e de edição colaborativa de documentos. 

“A Anatel buscou esse upgrade pois precisávamos de uma plataforma mais avançada e mais intuitiva que pudesse atender à demanda dos nossos usuários por uma solução de colaboração que pudesse ser acessada de qualquer lugar a fim de otimizar a execução de atividades corporativas. Ficamos muito satisfeitos de realizarmos o projeto junto a eles por causa da celeridade e do profissionalismo apresentados”, informa Lopes.

O sistema é utilizado por cerca de 1,7 mil usuários.

“Todas as soluções da Anatel foram migradas de seus servidores locais e estão sendo usadas hoje dentro de uma nuvem. Nesse ambiente, as soluções sempre estarão em sua última versão, sem a necessidade da Anatel realizar contratações para manutenção da plataforma”, comenta George Lacerda, executivo de serviços da Brasoftware.

Com as ferramentas Teams e Sharepoint, a organização buscava economia de tempo e redução de custos, diminuindo os deslocamentos a partir da utilização de webconferências ou troca de mensagens instantâneas.

A implementação do projeto foi realizada pela equipe da Brasoftware, que realizou o processo de migração das soluções de modo gradual. Ao todo, o processo levou em torno de 40 dias.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.