A Qualirede tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. Foto: Divulgação.
A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) assinou com a Qualirede, empresa de gestão de planos de saúde, um contrato para realizar a gestão administrativa e financeira de um projeto focado no uso de técnicas de inteligência artificial e redes neurais para a classificação de auscultas de batimentos cardíacos.
O projeto será desenvolvido pelo Laboratório de Circuitos e Processamento de Sinais (Linse), unidade de pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
"No campo de diagnósticos há muitas oportunidades com uso de técnicas de redes neurais, aprendizado de máquinas e inteligência artificial que auxiliam o médico e podem, inclusive, antecipar futuras complicações de saúde", afirma Paula Bianca Minikovski Coelho, CEO da Qualirede.
Este é o primeiro contrato celebrado entre a Qualirede e a Feesc. Criada em 18 de maio de 1966, a Feesc é credenciada pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à UFSC, ao IFSC e à Udesc.
A organização atua no gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.