MICROSOFT

Cigás adota Office 365 com Brasoftware

21/12/2018 10:39

A Companhia de Gás do Amazona atua na distribuição e comercialização de gás natural.

A Companhia de Gás do Amazona atua na distribuição e comercialização de gás natural. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) adotou, em todas as áreas da empresa, o Office 365. O projeto foi desenvolvido com apoio da Brasoftware.

A concessionária de serviços públicos atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os diversos segmentos, como termoelétrico, comercial, industrial, GNV (gás natural veicular) e residencial.

Operando desde 2010, a companhia tem mais de 110 quilômetros de rede de distribuição espalhados por Manaus e 701 unidades consumidoras contratadas. 

Antes de adotar o pacote da Microsoft, a companhia utilizava uma solução de mensageria com poucas funcionalidades de colaboração e baixa disponibilidade.

"A utilização das soluções do Office 365 nos trouxe grandes benefícios como a disponibilidade do serviço, interface exatamente igual entre webmail e Outlook nos computadores, aplicativo de armazenamento em nuvem com capacidade de 1 Terabyte de espaço no OneDrive, ferramentas de auditoria de envio dos e-mails, entre outros" comenta Maurício Sampaio, gerente de TI da Cigás.

Um dos desafios neste projeto foi a migração das caixas de e-mail acima de 10 gigabytes para o Office 365. Foi necessário fazer go live da nova plataforma permitindo o acesso aos novos e-mails e migrando aos poucos, simultaneamente, os antigos.

"O processo foi desafiador, pois mexeu com uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas na empresa para falarmos com os clientes, fornecedores e entre nós mesmos", complementa Sampaio.

Mais de 120 colaboradores foram impactados com a implementação do Office 365. 

Com a consultoria da Brasoftware, foram feitos workshops de Dicas e Truques para envolver os usuários na utilização da ferramenta, capacitação dos profissionais da empresa e apresentação dos benefícios da solução.

Após os resultados com a implantação do Office 365, a companhia está com um projeto piloto da ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Power BI. A solução foi integrada ao sistema gerencial, viabilizando a construção de dashboards para controlar as despesas operacionais e investimentos realizados pela empresa.

A Cigás pretende ampliar este projeto e levar o Power BI para outros setores, com o intuito de ajudar na tomada de decisão de negócios.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.

Veja também

BACKOFFICE
R11 Travel adota solução da Benner

A empresa de turismo é distribuidora de cruzeiros como Royal Caribbean International e Celebrity Cruises.

EDUCAÇÃO
Microsoft oferece Office 365 à RNP

Cerca de 1,2 mil campi de instituições de ensino terão acesso às ferramentas da Microsoft.

GARTNER
Seis dicas para CIOs na transformação digital

Cassio Dreyfuss, VP de Pesquisas do Gartner, aponta como CIOs podem se tornar protagonistas no tema.

CERTIFICAÇÃO
Buysoft é parceira Gold da Autodesk

Até agora, o número de parceiros no topo do programa de canais da Autodesk no Brasil era restrito a cinco.

NUVEM
Neogrid migra para Azure

Em julho, uma equipe da Neogrid esteve em Seattle, na sede da Microsoft, para treinamentos.

NUVENS
Azure cai nos Estados Unidos

A Microsoft atribuiu os problemas ao mau tempo na região do Texas. 

RH
LinkedIn adquire a Glint

Fontes da CNBC afirmam que o LinkedIn pagou mais de US$ 400 milhões pela startup.