A Havan é uma rede varejista catarinense que atua em 13 estados brasileiros. Foto: Divulgação.

A Havan, rede varejista catarinense que atua em 13 estados brasileiros, adotou o sistema de gestão de recursos humanos da Benner.

A rede conta com 93 lojas, um centro administrativo e um de distribuição, dois postos de combustíveis e uma geradora de energia elétrica. Assim, a companhia emprega cerca de 15 mil colaboradores com turnos de trabalho variáveis e especificidades nos critérios de benefícios.

O grupo tem a necessidade de estabelecer critérios diferenciados de gestão de prêmios de produtividade e ainda relaciona-se com 86 sindicatos representantes de categorias profissionais, o que deixa a gestão de RH mais complexa.

“Quando optamos por mudar o sistema, estávamos em preparação para expansão, o que demandava não só a otimização das rotinas relacionadas à folha de pagamento, como também maior desempenho da nossa equipe. Era preciso revisar e ampliar os processos e diminuir a troca de documentos entre as unidades”, explica Aurélio Paduano, gerente corporativo de recursos humanos da Havan.

O projeto de implantação do sistema contemplou a adoção dos módulos de folha de pagamento, cartão ponto, recrutamento & seleção e treinamentos da solução da Benner.

Além de automatizar processos e estabelecer a gestão completa das jornadas de trabalho, o novo sistema também modificou a forma de laborar da equipe de recursos humanos da Havan.

“Antes, um analista gerenciava uma determinada rotina de todas as filiais, enquanto hoje cada profissional dá suporte a entre 12 e 15 unidades, com 100 colaboradores em média, assumindo a totalidade dos processos”, detalha a companhia.

Essa reestruturação, de acordo com Paduano, além de diminuir a dependência da filial em relação à equipe da matriz, agilizou em cerca de 50% o tempo despendido com a execução da folha de pagamento.

“Esta etapa era extremamente custosa para a companhia, especialmente levando em consideração que o cálculo de salários envolve mais de 95 variáveis, incluindo comissionamentos, metas de vendas, horas extras, acordos coletivos, entre outras”, detalha.

A solução de RH foi integrada ao o ERP da Havan, fazendo com que novos requerimentos e mudanças nas regras de negócio sejam implementadas mair rapidamente. 

Os colaboradores podem consultar salários, checar informativos e justificar faltas ou atrasos. Por outro lado, os gerentes podem ter acesso a tudo o que diz respeito às equipes, aprovar movimentações e registrar ocorrências.

A Benner forece soluções de gestão empresarial nas verticais de saúde suplementar e hospitalar, logística, governança jurídica e contratos, gestão de viagens corporativas, governo, além de ERP, RH, BI, e ofertas nos modelos BPO, cloud computing, EaaS e SaaS.  A companhia conta com 1 mil colaboradores.