André Krummenauer, CEO da Involves. Foto: Divulgação.

A Involves, empresa que desenvolve um software para gestão de trade marketing, comprou o software de reconhecimento de produtos por imagem da Stringhini, uma startup gaúcha.

O negócio foi firmado no final de 2018. A solução desenvolvida pela startup permite o reconhecimento de produtos nas gôndolas, transformação da imagem em informação e análise dos indicativos de trade estabelecidos pelos usuários.

A nova ferramenta possibilita a identificação da presença de produtos, ruptura, compliance de planogramas, mix e espaço na prateleira a partir de imagens feitas por smartphones e outros tipos de câmeras. 

“Atentos às necessidades do mercado e às inovações neste sentido, encontramos a tecnologia da Stringhini e percebemos um fit perfeito para embarcar em nosso produto de forma rápida, visando gerar benefícios impactantes de redução de custos para nossos clientes”, enfatiza André Krummenauer, CEO da Involves.

Essa é a segunda aquisição realizada pela empresa, que em 2018 integrou também a solução concorrente Sigo Trade, da Go Bee, para ampliar sua liderança em market share. 

No ano passado, a Involves faturou 50% a mais que em 2017. Com a adesão e desenvolvimento das soluções adquiridas, a previsão é de que o faturamento da empresa mantenha o ritmo de crescimento, aumentando 48% em 2019. 

“Novas aquisições estão nos planos da Involves, seguindo nosso DNA de pioneirismo e entregando a experiência de tecnologia mais completa para gestão da execução no ponto de venda ao mercado. Além disso, para 2019 a empresa planeja ampliar os horizontes com presença local no México e a realização do AEx em São Paulo, e prospectar, pela primeira vez, investimentos externos”, completa Krummenauer.

Junto com a solução de inteligência artificial para reconhecimento de imagens de gôndolas, o time da Involves ganha os reforços dos três empreendedores sócios da solução antes comercializada pela Stringhini. 

João Stringhini é sócio-diretor da Stringhini, mestre em marketing e gestão estratégica e professor da ESPM desde 2003. Gabriel Vieira tem mais de 10 anos de experiência na condução de projetos de trade marketing em empresas como Vonpar/FEMSA, Heineken, Ipiranga AM PM, Tigre e Lojas Renner. Maurício Vieira é desenvolvedor com experiência em soluções mobile e conhecimento na área de inteligência artificial.

Fundada em 2009 em Florianópolis, a Involves é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de campo em tempo real. 

A solução, utilizada em mais de 17 países além do Brasil, tem clientes como L’Oréal, Motorola, Seara, 3 Corações, Danone e Samsung. 

Com sede na capital catarinense e filial em São Paulo, a empresa conta com mais de 160 colaboradores.

A Involves cresceu 60% em 2017, com um faturamento de R$ 18 milhões.