Caminhões no pátio da Unimarka.

A Unimarka, fornecedora e distribuidora varejista sediada no Espírito Santo e com 50 mil clientes no Brasil, migrou o seu site de e-commerce para a plataforma de comércio eletrônico da LifeApps, empresa do Grupo Máxima.

O LifeApps e-commerce funcionará integrado ao sistema de gestão S/4 Hana, a última versão do ERP da SAP, que roda em banco de dados em memória.

Segundo Karollyne Locatelli, gerente de vendas responsável pelo e-commerce da Unimarka, antes, o e-commerce da distribuidora não era uma “plataforma nativa para vendas”, o que dificultava a adoção de novas funcionalidades.

“Precisávamos de uma plataforma com escalabilidade, que acompanhasse o nosso crescimento e as necessidades do mercado”, afirma Locatelli, destacando que a previsão é quintuplicar o volume de vendas na plataforma.

A migração permitiu aos clientes da Unimarka mais formas de faturamento e parcelamento das compras em tempo real na plataforma, o que, no modelo anterior, funcionava apenas por meio dos boletos, que eram faturados para 21 dias. 

Além disso, é possível fornecer créditos, que são devidos nos casos de problemas com a carga e devoluções, e gerar os cupons, que são utilizados como forma de pagamento.

A LifeApps foi comprada em abril de 2018 pela Máxima Sistemas, empresa de automação de força de vendas para o mercado atacado distribuidor.

A empresa foi fundada por Rafael Martins, um ex-funcionário PC Sistemas, companhia de software de gestão para o varejo pela qual o profissional teve uma passagem de quase 10 anos, saindo como diretor de produto em 2016.

No final de 2019, Martins foi nomeado CEO da Máxima Sistemas.

Tradicionalmente, os softwares da Máxima eram feitos para rodar sobre a base instalada da PC Sistemas, companhia líder nesse setor. Depois da aquisição da PC Sistemas pela Totvs, em 2013, a Máxima começou um movimento de diversificação.

A holding Grupo Máxima foi criada em 2018, após uma sequência de aquisições realizadas no mercado para atender os processos que envolvem a cadeia de abastecimento.

Entre as empresas que passaram a fazer parte do conglomerado estão a Tecnomix e a OnNet System, que tiveram seus produtos incorporados à operação MáximaTech, que oferece soluções de força de vendas, trade marketing e logística de entrega para o mercado atacado distribuidor, e passou a incluir soluções para a indústria.

Integram-se também ao Grupo a LifeApps, responsável pela oferta de e-commerce B2B e B2C, e a Onblox, incorporada para aumentar a capacidade de atendimento das demandas logísticas.