Ao criar um blog com o intuito de torná-lo rentável, ou até assegurar a presença online do seu negócio por meio de um site institucional, é necessário providenciar alguns detalhes que vão conferir o profissionalismo que o seu projeto exige.

Escolher um nome de domínio adequado é um deles. O seu domínio deve ser curto e de fácil memorização, afinal, ele é o seu endereço na internet. 

Outro detalhe que deve estar na sua lista de prioridades é a utilização de um bom serviço de hospedagem de site. Lembre-se que a hospedagem garante o bom desempenho do seu site, o tornando mais seguro e o mantendo por mais tempo online.

A hospedagem, de uma maneira geral, consiste em um método eficiente para armazenar dados e conteúdo em um local seguro, no caso um servidor. 

Os diferentes tipos de site, bem como os seus diferentes propósitos, serão capazes de determinar qual será a hospedagem ideal para você.

Nesse caso, há a hospedagem compartilhada, que além de ser a mais comum é a mais recomendada para blogs iniciantes, sites institucionais e pequenos projetos. Há também a hospedagem VPS, que possui mais recursos e promove mais independência.

A hospedagem VPS é a ideal para projetos como e-commerces, sites de notícias e blogs que apresentam tráfego elevado. Outro tipo de hospedagem recomendada para projetos desse porte é a hospedagem cloud.

As características da hospedagem Cloud

Também podendo ser chamada de “Hospedagem na Nuvem”, a hospedagem Cloud consiste em oferecer por meio da internet vários servidores online em diferentes computadores.

É possível afirmar que a hospedagem Cloud atua como se você estivesse a salvar arquivos em um software que usa tecnologia na nuvem, como, por exemplo, o Google Drive ou o One Drive.

Sendo assim, ainda que o seu computador por algum motivo apresente alguma falha, não há razão para desespero, pois todas as alterações serão salvas, uma vez que elas estão sincronizadas com a internet.

Além disso, se por alguma razão o servidor alcançar um pico muito elevado de acessos e não aguentar o tráfego, outros servidores entrarão em cena para suportar tanta demanda.

Por esse motivo, a hospedagem Cloud é bastante indicada para empresas e projetos que contam com projetos grandes, dotados de muitos dados e conteúdo.

Os benefícios da hospedagem na nuvem

Hoje em dia é possível encontrar empresas que atuam no segmento de web hosting que disponibilizam a hospedagem Cloud. A Hostinger é uma delas e logo abaixo poderemos ver as vantagens desse tipo de hospedagem. 

Boa capacidade de processamento

Como uma das características da hospedagem na nuvem é contar com vários servidores virtuais distribuídos em diferentes locais, a capacidade de armazenar conteúdo atinge níveis elevadíssimos. 

Para uma melhor compreensão desse procedimento, vale comparar com a mesma dinâmica utilizada por serviços como o Dropbox, o Gmail e games online.

Melhor aproveitamento de recursos

Ao adotar a hospedagem na nuvem para o seu projeto você tem a possibilidade de gerenciar da melhor maneira os seus recursos conforme for necessário. Sendo assim, você não vai necessitar adquirir um plano mais robusto de hospedagem caso o seu site se torne maior.

Suponha que o seu projeto seja um e-commerce. É normal que no decorrer você observe uma quantidade de acessos constante. Porém, em determinadas datas, como dia das mães, pais e namorados, o tráfego aumente de forma considerável.

Em tais situações uma hospedagem comum poderá não suportar a quantidade repentina de tráfego e ficar offline. Dessa forma, você terá que efetuar um upgrade para uma hospedagem com mais recursos.

Porém, com a hospedagem Cloud isso não será necessário, pois você poderá expandir (ou até reduzir) os seus próprios recursos conforme a necessidade. Vale mencionar que esse procedimento pode ser feito via painel de controle.  

IaaS, PaaS e SaaS

Qual é a relação que essas siglas possuem com a hospedagem Cloud? Muita coisa! Iaas, por exemplo, é a abreviação para “Infraestrutura como Serviço”.

A IaaS faz referência ao modelo de negócio que as empresas de web hosting oferecem, onde o usuário pode comprar apenas os recursos que ele vai necessitar para o seu projeto.

PaaS quer dizer “Plataforma como Serviço”, que de uma forma geral são utilizadas como estrutura para os desenvolvedores. 

SaaS é referente ao termo “Software como serviço”. Um exemplo disso é o Google Docs. Tudo isso só é possível graças à tecnologia de computação em nuvem!

Conclusão

A Computação em Nuvem, ou a famosa Cloud Computing, já deixou de ser uma mera tendência e já se tornou uma realidade, sendo uma das principais características da tecnologia moderna.

Como não poderia de ser, os serviços de hospedagem de site também podem se beneficiar da Cloud Computing trazendo para os usuários a hospedagem na Nuvem.

Por essa razão, se o seu projeto na web exigir mais recursos e apresentar alto nível de tráfego, a hospedagem Cloud pode ser a solução que você precisa.