Ricardo Bendoraitis, diretor de OmniBanking do Grupo FCamara. Foto: divulgação.

O Grupo FCamara, formado por uma consultoria de TI e uma venture builder, anunciou a contratação de Ricardo Bendoraitis como diretor da sua nova unidade de negócios, chamada OmniBanking.

Bendoraitis vem da Tierum, empresa de pesquisa e desenvolvimento à qual se dedica desde 2010 como fundador e CEO. Neste meio tempo, também foi CEO da fintech L2GO, e passou pelas empresas Layer2 Global, Tech Mahindra, Indra e Baggs, Simmons & Chess. 

Ao longo de seus mais de 30 anos de experiência, também atuou em companhias como Oracle, Plaut e Stefanini — tanto no Brasil quanto em países latino-americanos, além dos Estados Unidos, Canadá, Índia e Europa. 

Na nova empresa, o executivo comandará o time da nova divisão, especializada em consultoria e serviços para instituições financeiras, que já tem mais de 40 implementações agendadas para este ano.

“2021 será o ano da transformação da indústria financeira no Brasil e a FCamara será a grande protagonista no provimento da framework open banking para a próxima década”, afirma Bendoraitis. 

Criado em 2008, o Grupo FCamara é parceiro da Microsoft no Brasil e, em 2015, após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Founders, sua própria venture builder, que já lançou oito startups com foco B2B. Atualmente, a empresa conta com um time de 600 colaboradores.