PÚBLICO

Sicoob faz integração com portais gov.br

22/02/2021 16:11

Instituição é a sexta a aderir ao login com credenciais bancárias, sendo a primeira cooperativa.

Antônio Vilaça Júnior, diretor de tecnologia do Sicoob. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Sicoob, sistema formado por cooperativas de crédito, lançou a sua integração com os portais do Governo Federal para os cooperados poderem acessar os serviços públicos federais, estaduais e municipais integrados ao portal gov.br com as mesmas credenciais de suas contas bancárias.

Na prática, quando o usuário acessa algum site gov.br e clica no botão entrar, é direcionado a uma tela de autenticação que apresenta a opção “Bancos Credenciados”.

Clicando nela, aparecem todas as instituições credenciadas, entre elas, o Sicoob. Ao selecionar a cooperativa, o usuário é direcionado para o ambiente da instituição, onde informa suas credenciais de acesso e recebe uma mensagem no app Sicoob com código de confirmação. Em seguida, precisa clicar em "autorizar".

Após este processo, o usuário necessita aprovar o compartilhamento dessas informações, sendo orientado sobre como pode revogar essa decisão. Ao final dessa etapa, o cooperado é direcionado ao serviço que acessou originalmente, já de forma identificada.

Segundo o Sicoob, o processo conta com rigorosos padrões de segurança e será utilizado apenas pelos cooperados que desejarem. Com esta integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário.

Para a instituição, a adesão ao acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia é estratégica, já que as cooperativas têm ampla presença no interior do Brasil. O Sicoob é, inclusive, a única instituição financeira em 307 municípios brasileiros.

“Dentro da iniciativa estratégica de open banking, buscamos soluções que simplifiquem o cotidiano de nossos cooperados. Estimular o uso de canais digitais, ainda mais em tempos de pandemia, e oferecer ferramentas cada vez mais completas e fáceis de serem utilizadas está no nosso DNA”, afirma Antônio Vilaça Júnior, diretor executivo de TI do Sicoob. 

O portal gov.br concentra 4,1 mil serviços, compreendendo as mais diversas categorias, como o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital, Sacar Abono Salarial e Solicitar Seguro-Desemprego. Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no site federal. 

“A integração do Sicoob possibilita que seus cooperados em todo o país não precisem memorizar múltiplos códigos, logins e senhas nem fazer cadastros adicionais nos sistemas de governo”, ressalta Luis Felipe Monteiro, secretário de governo digital do Ministério da Economia.

O gov.br também permite o acesso a serviços digitais do Distrito Federal, de 11 estados e de 74 municípios. 

Os estados integrados à ferramenta são: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. As 27 Juntas Comerciais do país também estão interligadas ao gov.br.

O Sicoob tornou-se a primeira instituição financeira cooperativa a realizar a integração com o portal. Além do sistema, as instituições Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília e Caixa Econômica também já aderiram.

A instituição afirma ser o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 5 milhões de cooperados e atuação em todos os estados do Brasil. São mais de 2,9 mil pontos de atendimento em mais de 1,7 mil municípios e 42% de patrimônio líquido.

Veja também

ENTÃO TÁ
Dataprev: está tudo certo, mas o responsável foi demitido

No mesmo dia em que divulga que não houve invasão, estatal demite o responsável pela segurança.

VAZAMENTO
Dados da Dataprev vazaram?

Banco de dados obtidos pelo cibercriminoso contém tabela com 270 milhões de registros.

FIM
Ceitec é extinto por Bolsonaro

Ministério da Ciência e Tecnologia deve cuidar dos próximos passos do centro de chips.

LOGIN
Bradesco faz integração com portais gov.br

Clientes da instituição agora podem acessar serviços federais com as credenciais do banco.

AGRÍCOLA
YAK recebe aporte de R$ 1,2 milhão

Investimento na fabricante de tratores elétricos veio do programa Finep Startup, vinculado ao MCTIC.

ACESSO
Banrisul lança integração com portais gov.br

A partir da próxima sexta-feira, 6, clientes poderão acessar os sites públicos com a senha do banco.

INOVAÇÃO
Fapesc destina R$ 3,4 milhões a novas incubadoras

Projeto tem inscrições abertas para contemplar até 25 propostas.

BRASÍLIA
Ministério da Economia vai contratar 350

Processo seletivo será simplificado. Vagas são temporárias. Assespro desaprova medida.

NEGOCIAÇÃO
Microsoft topa desconto de 22% para governo

Grandes companhias de tecnologia estão sendo pressionadas pelo governo a baixar preços.

SP
Jundiaí responde dúvidas sobre Covid-19 com Watson

Solução foi desenvolvida pela Masterdom usando a inteligência artificial da IBM.