São Paulo é o estado mais recente a aderir à Carteira de Habilitação Digital. Foto: Divulgação.

Com quase 22 milhões de motoristas, São Paulo é o estado com o maior número de condutores e o mais recente a aderir à Carteira de Habilitação Digital. 

Departamento de Trânsito de SP passou a disponibilizar nesta quinta-feira, dia 22/3, o documento eletrônico para os condutores do estado em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro, empresa de TI do governo federal que desenvolveu a solução.

Ao todo, os mais de 4,6 milhões de motoristas de São Paulo que já possuem o novo modelo da CNH em papel com QR Code no verso podem solicitar ao Detran a habilitação eletrônica em seus celulares. 

O prazo estabelecido para que todos os Detrans façam a adesão à CNH Digital é 1º de julho de 2018.

As carteiras digitais, que são opcionais, não serão cobradas dos motoristas de São Paulo. 

“Temos procurado de forma permanente tornar mais simples os serviços. Essas são novidades que têm justamente esse objetivo: facilitar a vida das pessoas”, diz o diretor-presidente do órgão, Maxwell Vieira.

Para ter a CNH Digital, é preciso fazer o download do aplicativo disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Os condutores que tem a carteira de habilitação impressa com QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) podem solicitar a CNH digital direto no portal de serviços do Denatran.

Já os motoristas que possuem o documento com QR Code, mas não têm certificação digital, devem se dirigir aos postos do Detran, indicar e-mail e telefone, e depois fazer o procedimento de cadastro no site do Denatran. 

Quem ainda não possuir a carteira impressa com o QR Code poderá solicitar a segunda via do documento.

Desde o lançamento da CNH digital, em outubro de 2017, já foram emitidas mais de 68 mil habilitações eletrônicas nas 25 unidades federativas que já aderiram à solução.O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de emissões (21.590), seguido de Goiás (15.016) e Minas Gerais (4.422).

O número de downloads do aplicativo já ultrapassa 1,2 milhão, sendo quase de 975 mil para dispositivos móveis com sistema operacional Android e cerca de 230 mil para iOS.