A organização mantém instituições de ensino como as Faculdades Integradas Rio Branco. Foto: divulgação.
A Fundação de Rotarianos de São Paulo, organização sem fins lucrativos que mantém instituições de ensino como as Faculdades Integradas Rio Branco, migrou para a nuvem Microsoft Azure com implantação da consultoria da Dedalus, um dos maiores nomes do mercado de computação em nuvem no país.
Como a fundação mantém relacionamento com órgãos como o Ministério da Educação, o Consulado e a Embaixada da Finlândia no Brasil, além de instituições de educação, sua liderança percebeu que os data centers locais poderiam trazer limitações no futuro.
Para migrar seus dados para um sistema de computação em nuvem de forma segura e tranquila, a instituição já tinha em mente que precisaria de um parceiro com expertise para auxiliá-los e optou pela consultoria da Dedalus.
No primeiro momento, a empresa realizou um diagnóstico para mapear as necessidades da fundação, considerando a estrutura que a instituição já possuía e seu foco de atuação. Com isso, a Dedalus recomendou as soluções Microsoft Azure.
“A atuação da Dedalus nos surpreendeu, pelo profissionalismo e prontidão dos funcionários envolvidos, tanto no processo de coordenação, quanto no próprio atendimento dos analistas, que são muito solícitos”, conta Gustavo Meyer, assessor de tecnologia da fundação e responsável pela tecnologia educacional e gestão de energia da instituição.
O processo de migração durou dois meses e toda a estrutura principal de TI, com servidores de aplicação, banco de dados e sistemas de RH e ERP foi migrada para o ambiente de nuvem.
De forma paralela à migração, os sistemas operacionais e de banco de dados foram atualizados para poderem migrar para o Microsoft Azure.
Com a implantação concluída, a Fundação de Rotarianos de São Paulo manteve apenas uma pequena estrutura local, com desktops, servidor de autenticação e gerenciamento de catracas.
Como a migração foi realizada depois do início da pandemia, ela auxiliou nas mudanças geradas pela necessidade de aulas remotas, principalmente no processo de adaptação dos professores.