Marcelo Neri é o ministro-chefe interino da SAE. Foto: flickr.com/photos/saepr

Tamanho da fonte: -A+A

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo está com um projeto para atrair cerca de 6 milhões de profissionais estrangeiros para o Brasil nos próximos anos.

Conforme reportagem da BBC Brasil, a proposta tem como foco imigrantes qualificados. O ministro-chefe interino da SAE, Marcelo Neri, afirmou que está não é uma política geral de imigração e sim de atração de mão de obra “altamente qualificada”.

Para alcançar a meta, que é praticamente o número da população da cidade do Rio de Janeiro, o governo deve contar com a ajuda de especialistas e consultorias de mercado.

A matéria também mostra que entre as possíveis estratégias a serem adotadas é a de agilizar o processo de obtenção do visto.

Segundo especialistas, o processo brasileiro requer 19 documentos diferentes - são 8 no Canadá, 12 na Grã-Bretanha e 13 na Austrália.

A espera para a emissão é de cerca de 45 dias, em média, contra 15 dias na Grã-Bretanha e 21 dias na Austrália.

Atualmente, o visto de trabalho para o Brasil é vinculado à contratação por uma empresa no país. Em 2012, mais de 73 mil documentos foram emitidos.

FLUXO BAIXO
Os estrangeiros representam atualmente 0,2% da população, conforme dado da matéria. Portanto, o objetivo com a estratégia é chegar a 3%.

De acordo com Neri, a pequena proporção de imigrantes na população reflete "um fechamento do país ao fluxo de pessoas".

“Trazer profissionais altamente qualificados cria associações mais fortes, cria mais massa crítica, se aprende muito com outros profissionais”, afirmou o interino à BBC.

Uma pesquisa da Brasil Investimentos e Negócios (Brain) aponta que medicina, engenharia civil, engenharia química e arquitetura são éreas em que o Brasil precisa de mais profissionais do que os disponíveis.

Já a Pesquisa de Escassez de Talentos 2012, da Manpower Group, afirma que, em uma comparação global, o país é o segundo com mais dificuldade para preencher vagas, atrás apenas do Japão.