Denoel Eller. Foto: divulgação.

A HP inaugurou o segundo Centro de Excelência em Cloud no Brasil em cerca de um mês.

A companhia, que na segunda semana de março já havia anunciado um centro deste em São Paulo, utilizando infraestrutura da parceira Planus, agora abre outro, também na capital paulista, com a aliada Microsul.

O plano da fabricante norte-americana de soluções de TI é abrir sete Centros de Excelência em Cloud Computing no país ainda este ano.

Além da Planus e Microsul, outros parceiros já foram anunciados para dar seguimento ao plano, dois deles no Sul: a gaúcha Teevo e a Sercompe, que atua no Paraná e Santa Catarina.

A lista se completa com a carioca Decatron e a brasiliense Torino, que também assumirão o papel de oferecer ao mercado brasileiro as soluções em nuvem da parceira.

Denoel Eller, vice-presidente de vendas do HP Enterprise Group no Brasil, explica que os CCoEs são espaços de degustação de soluções em nuvem da HP, onde os clientes podem experimentar como é criar e consumir serviços na nuvem, reconhecendo na prática os benefícios da tecnologia.

Um estudo global conduzido a pedido da HP revelou que 43% das empresas entrevistadas devem investir de US$ 500 mil a US$ 1 milhão por ano em cloud computing até 2020.

Questionadas sobre investimentos em nuvem privada, 78% das companhias afirmam que o farão nos próximos dois anos.

Um mercado em aberto que a HP pretende abocanhar, com a ajuda dos parceiros.

“Os canais, treinados e certificados em nossas soluções, demonstram o poder da nuvem convergente da HP, seus benefícios e funcionalidades”, ressalta Antonio Couto, estrategista de Cloud Computing da HP no Brasil.

O portfólio HP CloudSystem inclui uma plataforma integrada para construir e gerenciar serviços por meio de ambientes de nuvem privada, pública ou híbrida.

Há o Matrix Operating Environment, ferramenta de orquestração do HP CloudSystem que disponibiliza uma plataforma de gerência para automatizar o controle do ciclo de vida da infraestrutura e da aplicação.

A solução otimiza o uso de recursos de servidores, armazenamento e rede, além de administrar a conformidade com as políticas de segurança.

“Entendemos que o cloud, mais do que uma tecnologia, é um conceito de como as organizações podem executar e operar seus negócios sobre uma plataforma flexível, dinâmica, segura e altamente escalável, preservando os custos e obtendo mobilidade”, destaca Aldo Baeza, CEO da Microsul.

Com sede em São Paulo, filial em Barueri e atuação em todo o território nacional, o canal emprega cerca de 100 colaboradores, que possuem certificações em tecnologias não só da HP, mas também de parceiros como Microsoft e VMware, entre outros.