Pedro Scarpim, diretor comercial da Engineering. Foto: divulgação.

A Engineering, multinacional italiana especializada em transformação digital, anunciou a contratação de Pedro Scarpim como diretor comercial da área de serviços de utilidade pública.

Na posição, Scarpim divide a diretoria comercial com Michele Liguoro, responsável pelas áreas de telecomunicações, metal e mineração, agronegócio e automotivo.

Scarpim atuou por 22 anos na Fundação Ezute, entidade sem fins lucrativos voltada à transformação de organizações - principalmente públicas - por meio de soluções em tecnologia e gestão.

Como diretor de desenvolvimento de novos negócios da instituição, liderou projetos como a implantação do bilhete único na cidade de São Paulo, além do desenvolvimento e implantação do sistema de atendimento ao usuário da saúde do município.

Na nova empresa, o executivo assume a liderança da conta da Sabesp, de saneamento básico, além de Enel e Eletrobras, ambas de energia elétrica.

Sua meta é aperfeiçoar os processos em todo o ciclo de desenvolvimento de novos negócios, levando em consideração a complexidade desses projetos e aplicando estratégias comerciais que busquem, principalmente, contratos de longa duração.

"Essa dinâmica exige uma estruturação que conecta desde as iniciativas comerciais até o acompanhamento da execução do projeto que se propõe", conta Pedro Scarpim, diretor comercial da Engineering.

Para o executivo, a iniciativa poderá ser replicada em outros mercados de interesse da companhia, tais como óleo e gás, bens de consumo, saúde, infraestrutura e logística.

"Queremos ampliar nossa capacidade de atendimento em grandes clientes e, para isso, estamos preparando um aperfeiçoamento em nosso modelo comercial para ser replicado em toda a companhia", destaca Filippo Di Cesare, CEO Latam da Engineering.

A Engineering tem 39 anos no mercado de TI, com mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte, além do investimento em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores.

No Brasil, está presente desde 2008 e atende mais de 150 empresas. São mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.