Ouro e Prata adota EMS com Processor. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Viação Ouro e Prata investiu na adoção da solução Microsoft EMS (Enterprise Mobility Suite) para gerenciar seus dispositivos móveis, em um projeto realizado pela porto-alegrense Processor.

A empresa, que tem atuação em seis estados do Brasil, assim como destinos no Uruguai e Argentina, implantou o EMS para inventariar, gerenciar e controlar os notebooks, smartphones e tablets de uso da empresa.

O valor da implantação não foi divulgado, mas este foi o primeiro case de implantação de EMS Microsoft no Brasil, em que a multinacional e o parceiro, no caso a Processor, co-custearam o projeto.

Segundo destaca o gerente de TI da Ouro e Prata, Cesar Perrnoud, a partir da implementação da solução em nuvem, a operação se tornou mais fácil e intuitiva para o grupo, aumentando a segurança no uso dos dispositivos.

A Processor está instalando o sistema de maneira gradativa em 90 dispositivos móveis usados por profissionais do Grupo Ouro e Prata, entre eles, smartphones e notebooks utilizados pelos gestores da empresa e os tablets usados na área de manutenção e limpeza de veículos.

“A nossa área de manutenção realiza o ckecklist da limpeza e avaliação das condições técnicas e de segurança dos veículos e, sempre que necessário, indica a necessidade de reparos, através do dispositivo”, explica o gerente.

Com o EMS, as aplicações que são instaladas nos dispositivos podem ser monitoradas, controlando se estão de acordo com as políticas estabelecidas pelo empreendimento. O sistema possibilita, ainda, a extração de relatórios de status dos devices e aplicações.

Segundo o consultor da Processor, Marcelo Fornazari, outro ponto alto da implementação do EMS é o incremento da segurança, conquistado a partir do total controle dos dispositivos móveis.

“Antes, quando ocorria o roubo ou perda de um smartphone de propriedade do Grupo Ouro e Prata, informações corporativas, muitas vezes sigilosas, poderiam ser acessadas por terceiros”, conta.

Atualmente a empresa pode tanto bloquear remotamente os aparelhos, com a redefinição de senha, quanto fazer o Wipe remoto no dispositivo, apagando todos os dados nele contidos, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.

Fundada em 1939 na cidade de Crissiumal, interior do Rio Grande do Sul, a Viação Ouro e Prata atende mais de 200 destinos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Possui, ainda, linhas internacionais para Salto (Uruguai) e Posadas (Argentina). Sua frota hoje é composta por cerca de 200 ônibus.