Edney Marcos Mossambini.

A Software by Maringá, agente da Softex em Maringá, no Paraná, acaba de lançar o  programa Maringá ITx, pelo meio do qual apoiará a internacionalização de 10 empresas de TI sediadas na cidade.

As selecionadas participaram de um processo seletivo.

As escolhidas foram a Accellog Global Technology (soluções em TI para logística), Accion (ERP), VelociTI (CRM), Empari Global Innovation (ERP para indústria, distribuição e varejo), Gold Software (desenvolvimento de aplicativos), InovaClick (desenvolvimento de software), Process (softwares para a área jurídica), Produtec (sistemas para indústria do vestuário), SWQuality (consultoria para a melhoria de processo de software) e Vivaweb (software de produtividade e colaboração).

Elas vão receber consultoria especializada para acelerar a mudança de cultura empresarial e o desenvolvimento de estratégias com foco na comercialização de suas soluções no exterior.

Duas empresas serão selecionadas para participar do evento do mundial do Gartner, em Orlando.

"A expectativa da Software by Maringá é que o projeto traga resultados rápidos, com negócios internacionais realizados ainda em 2018 e que as demais empresas estejam qualificadas para a internacionalização já em 2019”, afirma Edney Marcos Mossambini, representante da SbM na Softex.

A SbM se tornou um dos 22 agentes da Softex no país em 2014. A área de atuação da entidade abrange 116 municípios da região Noroeste do Paraná, com cerca de 2 milhões de habitantes. 

A associação foi criada em 2007 por empresários do setor de TI. São 100 empresas e instituições de ensino e pesquisa associadas.

A SbM pretende posicionar Maringá e região como um dos quatro principais polos de TI do Brasil

A estimativa é que Maringá tenha hoje 400 empresas do ecossistema de TIC.

Segundo dados da prefeitura, o setor faturou R$ 802 milhões na cidade em 2017, um aumento de quase 10 vezes frente aos números de 2012, sendo hoje em dia 10% da arrecadação de ISS de Maringá.

A previsão do setor de TI para 2018 é alcançar a cifra de R$ 1 bilhão em faturamento na economia de Maringá e 13% do faturamento do ISS.

Planejada e com urbanização recente, Maringá é hoje a terceira maior cidade do Paraná, com 406 mil habitantes.