Com a SocialBase, a Senior percebe mais transparência, produtividade e descentralização da comunicação. Foto: Pexels.

A Senior passou a utilizar internamente a solução de rede social corporativa da SocialBase, na qual investiu em setembro 2017.

Cerca de um mês após o anúncio do investimento, a Senior iniciou um projeto-piloto para teste da ferramenta. Em janeiro de 2018, passou a utilizá-la oficialmente com os cerca de 1,3 mil colaboradores.

“No dia a dia melhoramos a qualidade da informação disponibilizada e aumentamos os níveis de engajamento e colaboração. Também tivemos uma redução considerável no número de e-mails trocados e uma aproximação maior com as diversas filiais que estão distantes geograficamente”, afirma Georgette Heineck, responsável pela área de Talent Acquisition & Performance da Senior.

Inspiradas nos sites de relacionamento como Facebook e Twitter, as redes sociais corporativas contêm uma série de características que podem contribuir para a comunicação entre os colaboradores. 

De acordo com a executiva, a Senior percebe, a partir da rede social, mais transparência, produtividade e descentralização da comunicação, pois o colaborador passou a se sentir protagonista da ferramenta.

Em uma rede social corporativa, cada colaborador conta com um perfil no qual é possível publicar informações, vídeos, fotos, iniciar debates e criar vínculos com outros colaboradores. Porém, é possível adaptar essas soluções aos interesses da organização, criando grupos para cada departamento.

“Para estimular reflexões sobre a trajetória profissional das equipes, criamos um grupo de Carreiras, por exemplo, que, em apenas um mês, já contava com a participação de 800 pessoas, representando 61,5% do quadro de colaboradores da Senior”, conta Georgette. 

Além desse grupo, na Senior há cerca de 260 grupos ativos, que vão desde Planejamento Estratégico até Classificados – no qual os colaboradores anunciam itens que querem comprar ou vender.

Em setembro de 2017, a Senior investiu na SocialBase. Assim, a solução passou a fazer parte do portfólio da Senior, integrando soluções de colaboração e produtividade voltadas à gestão do capital humano.

Antes da SocialBase, a companhia contava com um modelo estruturado de comunicação interna que usava uma intranet como principal canal para interação dos colaboradores. 

“Este modelo, entretanto, acabava não sendo totalmente efetivo, por promover baixa interatividade e disponibilizar as postagens de conteúdo de forma centralizada, ou seja, era preciso definir pessoas específicas para fazer as publicações e, ainda assim, o foco era mais voltado para o conteúdo em si e não para as pessoas – o inverso do que acontece no ambiente da SocialBase”, completa Georgette.

Para realizar a transição, foram avaliados os temas que eram compartilhados na internet e realizada uma pesquisa de clima para, então, definir os assuntos para o mapa de editorias da nova ferramenta.

A Senior registrou uma receita bruta de R$ 283,4 milhões no ano passado, um aumento de 10% frente aos resultados de 2016.

Atualmente, a Senior conta com cerca de 1,3 mil colaboradores distribuídos entre a sede em Blumenau, filiais, escritórios e unidades de negócios e cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil.