Hoje, o Darcy Pacheco conta com dois caminhões-escritório em operação. Foto: Divulgação.

O Grupo Darcy Pacheco, focado em movimentação de cargas e remoções industriais, contratou a Gruppen para desenvolvedor um escritório itinerante. 

A iniciativa conta com a plataforma de virtualização VMware Horizon para conectar a estrutura móvel com a central da empresa, sediada em Porto Alegre.

O projeto foi iniciado pela dificuldade de encontrar a estrutura física adequada em diversas obras realizadas pelo grupo em diferentes estados. 

No Nordeste, por exemplo, vários canteiros ficam em cidades com pouca oferta de serviços básicos e em ambientes hostis, no meio da areia, e com temperaturas que chegam a 40 graus.

A empresa realizava o trabalho com estruturas temporárias em containers, consideradas onerosas e com riscos aos equipamentos.

Como solução, o grupo contou com o apoio da Gruppen, parceira da VMware sediada no Rio Grande do Sul, para criar escritórios itinerantes em caminhões que comportam 12 thin clients, com sistema de refrigeração.

No caminhão, é possível ter acesso aos sistemas e aplicações do grupo pelos profissionais de campo. A equipe utiliza no escritório itinerante o ERP da empresa, sistema de e-mail, softwares de engenharia e outros. Além disso, conta com a estrutura necessária de computadores e impressoras.

O principal benefício da solução foi velocidade para iniciar novas obras. Como o escritório está instalado em carretas, ao fechar novos contratos, basta que os caminhões se dirijam ao novo canteiro. 

Hoje, o Darcy Pacheco conta com dois caminhões-escritório em operação.

A empresa atua com uma frota superior a 460 equipamentos de 2 a 750 toneladas e soma mais de 600 colaboradores.

Fundada em 2005, a Gruppen atua com tecnologias da Dell, Microsoft, VMware e Veeam, e tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Joinville, Curitiba e São Paulo.