Para os lojistas, o Mercado Pago não cobrará taxa pelas transações até o final deste ano. Foto: Divulgação.

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, tem novas parcerias com estabelecimentos em todo o Brasil para impulsionar o sistema de pagamentos instantâneos via Código QR. As farmácias Droga Raia e Drogasil e as redes de alimentação Spoleto, Rei do Mate, Nutty Bavarian, Café do Ponto e Casa Pilão estão entre os mais recentes parceiros da empresa. 

Com isso, o Mercado Pago fortalece sua presença no varejo físico. A implementação começa pela Grande São Paulo e, no total, a plataforma deve receber 3 mil novos estabelecimentos credenciados até o final de junho.

A utilização do Código QR inclui um programa de incentivo para fomentar a adoção da tecnologia. Os consumidores terão acesso a benefícios financeiros ao realizar compras nos estabelecimentos parceiros. 

Para os lojistas, o Mercado Pago não cobrará taxa pelas transações até o final deste ano. 

O Código QR permite acesso a pagamentos instantâneos de qualquer celular com câmera pelo app do Mercado Pago ou Mercado Livre. 

As transações ocorrem a partir da conta digital Mercado Pago, que é gratuita e permite pagamento com saldo em conta ou cartões de crédito cadastrados.

Com tecnologia desenvolvida pela fintech, o código QR diminui a quantidade de intermediadores entre empresa e cliente, reduzindo os custos das transações. 

“Estamos expandindo a operação com Código QR e a integração com grandes varejistas para melhorar a experiência de compra e venda no ambiente físico. Com uma proposta de valor atraente para o consumidor e para o comerciante, avançamos para um mercado mais democrático para todos”, afirma Tulio Oliveira, vice-presidente de Mercado Pago no Brasil.

Criado em 2003, o Mercado Pago está presente em oito países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela - e contabiliza mais de 223 milhões de usuários.