Fachada do Siscoop no Espírito Santo.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob, maior sistema de cooperativas de crédito do país, com um resultado financeiro de R$ 875 milhões em 2011, contratou a IBM para ua consultoria com foco em inteligência analítica.

A iniciativa, cuja primeira etapa será concluída no final deste ano, visa otimizar o fluxo de dados, fornecendo informações com qualidade, precisão e confiança, além de nortear as tomadas de decisão de negócios.

Nesse projeto, o trabalho da IBM engloba o fornecimento de algumas soluções da família Smarter Analytics, oferecendo funcionalidades integradas de software e metodologias de consultoria.

“O objetivo deste projeto é possibilitar a análise integrada das informações dos produtos e serviços com foco na gestão de desempenho, marketing de relacionamento e riscos, por meio de mecanismos oferecidos pela solução que facilitem a interação da cooperativa com o seu associado”, explica Mark Miranda Mendonça, supervisor de negócios do Sicoob.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de dois milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais, o Sicoob Confederação (Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob) e pelo Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas.

SMART ANALYTICS
O conceito de Smarter Analytics da IBM engloba um conjunto de soluções de hardware, software, consultoria e pesquisa para ajudar as empresas a usar a informação a favor de seus negócios.

A IBM estima atingir US$ 16 bilhões em receita com projetos focados em business analytics até 2015.

São mais de 9 mil consultores e 400 pesquisadores em todo o mundo especializados em otimização de processos de negócios.
 
Desde 2005, a IBM adquiriu 28 empresas para criar capacitação específica de informações e processos analíticos e continua a expandir seu ecossistema, que consiste hoje em mais de 27.000 parceiros de negócios no mundo.