O Engenho Maker dispõe de impressora 3D, torno, fresa, cortadora a laser, entre outros. Foto: Divulgação.

Foi inaugurado em São Paulo o Engenho Maker, espaço que combina uma oficina de fabricação e um coworking. A iniciativa tem como um dos fundadores o Lemann Fellow Renato Prado.

Prado é executivo de desenvolvimento de negócios internacionais da Fazenda Jaboticabeiras. Ele fundou e hoje é membro do conselho da Pare.Net, que inclui serviços de vallet, estacionamento e lavagem de veículos.

Ele também fundou a Natique, dedicada à elaboração e comercialização de bebidas, que tem marcas como Cachaça Santo Grau e Steinhaeger Becosa.

Já o novo empreendimento concilia duas tendências da economia criativa: compartilhamento de equipamentos e máquinas para criação de novos produtos e espaço de trabalho coletivo.

Em um ambiente com internet e mesas de trabalho, o Engenho Maker dispõe de impressora 3D, torno, fresa, CNC e cortadora a laser, marcenaria completa além de equipamentos para produção de cervejas e pães artesanais. 

No espaço são ainda realizados cursos de curta duração sobre como usar os equipamentos ou fabricar objetos, além de seminários e eventos.

“Ser um Lemann Fellow significa um compromisso em promover e liderar a transformação social do Brasil. Sinto que o empreendedorismo é o único caminho para atingirmos esta transformação e a filosofia por trás do movimento maker é a melhor semente para disseminar a cultura e o sentimento da capacidade de realizar”, afirma Renato Prado.

O Engenho Maker está localizado no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana, em São Paulo. Para uso do espaço e dos equipamentos, os interessados podem contratar uma assinatura mensal ou a hora de permanência. 

O Programa de Talentos Lemann Fellowship é a principal iniciativa para contribuir com a formação de líderes que a Fundação Lemann aposta que irão acelerar transformações sociais no país. 

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. As iniciativas do grupo buscam contribuir para que o Brasil tenha, até 2018, soluções inovadoras de alta qualidade no cotidiano da educação.

Em agosto de 2014, Lemann possuía uma fortuna avaliada em R$ 49,85 bilhões, o que o torna o brasileiro mais rico do país. O empresário é um dos controladores da AmBev e dono da rede de fast food Burger King e da B2W (que reúne Americanas.com, Submarino e Shoptime).