Ricardo Sahlberg.

O Sistema de Saúde Mãe de Deus, administrador de nove hospitais no Rio Grande do Sul, incluindo o Mãe de Deus em Porto Alegre, implementou o software Forti AccelOps.

A solução, implementada pela parceira Fortinet gaúcha Gruppen, faz o gerenciamento de eventos de segurança (SIEM, na sigla em inglês), proporcionando uma análise proativa e em tempo real dos logs de evento.

“Nosso objetivo é disponibilidade e continuidade dos serviços de TI, e, principalmente, oferecer mais segurança para os dados dos pacientes do hospital”, afirma Ricardo Sahlberg, diretor de TI do Mãe de Deus.

O software está sendo oferecido como serviço pela Gruppen, com o projeto incluindo a análise pré-implantação e o treinamento interno.

De acordo com Sahlberg, já nos primeiros dias de uso a equipe de TI coletou informações valiosas sobre o Microsoft Active Directory, Microsoft SQL server, hosts Linux e switch core.

Com a solução da Fortinet, a TI recebe relatórios gerenciais sobre configurações fora dos padrões na infraestrutura, permitindo correções antes que surjam problemas, aponta o diretor de TI.

“Analisar os logs de maneira proativa foi uma quebra de paradigmas para nossa organização”, resume Sahlberg.

Concluídos os primeiros trinta dias do projeto, iniciou-se a fase de aplicação das melhorias e reuniões periódicas para discussão de tendências, alinhadas ao plano estratégico de TI para a empresa.

A meta agora é expandir o monitoramento com o SIEM para outros serviços de TI, tais como firewalls, switches de distribuição e aplicações como antivírus, correio eletrônico, entre outros.

A Gruppen se tornou recentemente parceira da Fortinet para o Sul do Brasil.

Fundada em 2005, a Gruppen atua com tecnologias da Dell, Microsoft, Citrix e VMware e tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Joinville, Curitiba e São Paulo.