Fabricante de cadeados usa SAP. Foto: divulgação.

A Pado, fabricante nacional de fechaduras e cadeados, adotou soluções de Internet das Coisas da SAP para empregar em seu chão de fábrica e aprimorar as operações em sua linha de produção.

A companhia adotou as soluções MII, o Manufacturing Execution e o 3D Visual Enterprise, as três baseadas na plataforma de banco de dados em memória Hana. O valor do contrato não foi aberto.

No início do projeto, as soluções serão instaladas em 50 das cerca de mil máquinas que fazem parte da unidade fabril da companhia em Cambé, interior do Paraná, que possui aproximadamente 50 mil metros quadrados.

Com a plataforma Hana, todos as informações dos equipamentos que integram a linha de produção serão processadas via Hana. São dados como temperatura do óleo, número de ciclos e consumo de energia.

“Gradativamente, todas as máquinas da fábrica serão incorporadas ao sistema, que permite a captura de informações de desempenho de cada uma delas, em tempo real”, explica Andrea Gardemann, gerente administrativa da Pado.

O plano da companhia é que as soluçoes possibilitem em tempo real atividades como acompanhamento, análise, gerenciamento e visualização dos dados em central de controle ou outros pontos do chão de fábrica, como totens ou telões.

Com o MII, que conecta as máquinas da planta fabril aos sistemas de gestão, a expectativa da Pado é economizar tempo de deslocamento para verificação de cada uma delas.

Outro ganho esperado pela companhia é poder fazer ajustes e reparos a partir da central de controle. Além disso, as soluções permitirão manipular dados obtidos de diferentes formas, como relatórios ou gráficos em 3D dos produtos em manufatura.

“As ferramentas da SAP permitem que os indicadores de desempenho sejam gerados em menos de cinco minutos e, como a solução roda em nuvem, os relatórios podem ser acessados de qualquer dispositivo e qualquer lugar”, comenta Gardemann.

De acordo com a gerente, outras ferramentas também estão em desenvolvimento com as novas soluções, como um portal para clientes onde com informações diversas, como o status de notas fiscais e pagamentos.

"Eles (os clientes) também terão acesso a imagens em 3D dos produtos, facilitando o processo de escolha e adequação a suas demandas”, conclui a executiva.

Fundada em 1926, a Pado conta com um faturamento anual de R$ 250 milhões e é uma das principais fabricantes de cadeados, fechaduras e outras peças de metal, como dobradiças, no país.