José Rizzo.

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) acaba de entrar no Industrial Internet Consortium (IIC), organização mundial de players de tecnologia pela promoção de padrões de Internet Industrial que inspirou a criação da entidade brasileira.

Ao firmar o acordo de cooperação, a ABII passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações internacionais que conta com a GS1, China Academy of Information and Communications Technology (CAICT), Russian Association of Industrial Internet, entre outras.

O ICC foi fundado em 2014 e  reúne reúne players mundiais de tecnologia como AT&T, IBM, GE e Intel, além de organizações como a GS1 e entidades de países como China e Rússia.

O ICC inspirou a criação no ano passado da ABII, encabeçada pela FIESC, Pollux Automation e Embraco.

“Trabalhamos intensamente para colocar o Brasil, por meio da ABII, neste seleto grupo e com a nossa admissão, o mercado nacional assume um novo patamar”, destaca o presidente da ABII e CEO da Pollux, José Rizzo. 

Ao apresentar a proposta de cooperação ao IIC, a ABII lançou um plano estratégico de ações, que inclui iniciativas como a realização de cinco testbeds até o final deste ano; a inclusão de membros da IIC em eventos da ABII, a organização da vinda de empresas do IIC para conhecer cases de IIoT em indústrias brasileiras; e a inclusão do Brasil no calendário de reuniões trimestrais do IIC. 

Richard Mark Soley, presidente do Industrial Internet Consortium (IIC) já veio em fevereiro a Joinville participar de um evento da ABII antes mesmo da associação oficial.

Santa Catarina desponta hoje como um polo nacional de Indústria 4.0, com a repetição de uma articulação entre academia, indústria e empreendedores que já foi bem sucedida no passado.

A Internet Industrial é um dos vetores para a criação de um um novo tipo de manufatura com um uso pesado de sensores dentro da chamada Internet das Coisas, mas também produção automatizada e análise de grandes volumes de dados na nuvem, abordagem que é conhecida como Indústria 4.0.

Com um setor de TI e industriais fortes, Santa Catarina está numa posição privilegiada nesse assunto.

O 3° Encontro Nacional ABII acontece nos dias 25 e 26 de setembro, durante o Rio Info 2017 - um dos maiores eventos de Negócios e TI do Brasil - que será realizado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.