Marcos Oliveira, ex-diretor executivo da Blue Coat, acaba de assumir a posição de country manager da Symantec no país.
O movimento é mais um passo na integração das duas empresas. A Symantec comprou a Blue Coat em 2016 por US$ 4,65 bilhões.
Oliveira estava no comando da Blue Coat no Brasil desde 2009, quando foi contratado vindo da Nortel Networks, onde ficou por 14 anos, ocupando ultimamente o posto de diretor de vendas.
O executivo tem a missão de permanecer no comando da Symantec no Brasil, que não tem sido uma missão fácil nos últimos anos.
O country manager anterior foi Eduardo Souza, contratado em 2015 vindo da Dell, onde era gerente geral regional de vendas do Brasil.
Souza substituiu Sérgio Chaia, ex-presidente da Nextel que assumiu a subsidiária brasileira da Symantec em março de 2014 e saiu em maio de 2015.
Em comum, os dois ex-presidentes tinham o fato de não ser profissionais de carreira na Symantec, que mantiveram o controle da empresa por quase duas décadas no Brasil.
Em 2014, no entanto, a Symantec demitiu basicamente todos seus executivos no alto escalão no país, muitos deles profissionais com mais de uma década de casa.
A aposta foi por uma mexida profunda liderada por Chaia, um executivo de alto calibre, mas sem experiência prévia no mundo de segurança da informação e uma carreira feita em empresas voltadas a consumidor final como Sodexo, Pepsico e Pfizer.