Garotas também curtem games, diz pesquisa. Foto: flickr.com/photos/missfawn.

Uma pesquisa divulgada pelo núcleo de estudos e negócios em marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), revela que as mulheres já representam uma fatia de 41% do público gamer no Brasil.

A média de idade das mulheres que gostam de jogos eletrônicos é de 32 anos, enquanto a dos homens - que levam a maior fatia do público gamer, com 59% - fica na faixa dos 35.

As diferenças entre os sexos aparecem nas preferências de gêneros de jogos. No caso das mulheres, 22% preferem games de estratégia, como o sucesso mobile Candy Crush.

Já no lado dos homens, 20% deles afirmam gostar de jogos de tiro como os da franquia Call Of Duty e Battlefield, lançado para plataformas dedicadas aos games como PC e consoles.

Pelo menos, quanto aos jogos de ação e aventura, há um consenso entre eles. Ambos os sexos empatam em 22% na preferência por este tipo de jogo. Os jogos de esporte também estão empatados na preferência dos sextos, com 11%.

Corrida tem 9%, cartas ficam com 7%, luta com 4% e jogos educativos aparecem com 2%.

De acordo com o estudo, o PC é a plataforma de games preferida dos brasileiros, com 85% de preferência entre os entrevistados. Além disso, 83% deles afirmam disputar partidas on-line.  O tempo gasto com jogos no PC é de 2h50.

Os celulares são usados por 73% dos jogadores, dos quais 71% também usam os dispositivos para jogar pela internet. A média de tempo de uso dos smartphones com games é de 2h40 ao dia.

Consoles como o Xbox 360 e o Playstation 3 ficaram na terceira colocação, com 66%.