Novo servidor da HP quer melhorar desempenho no Big Data. Foto: divulgação.

A HP anunciou nesta quinta-feira o novo servidor Proliant da série SL4500, o primeiro servidor do mercado desenvolvido para operações de Big Data, segundo a companhia.

De acordo com a fabricante, o servidor oferece um projeto altamente eficiente que consome até 50% menos espaço físico e 61% menos energia, com custo 31% inferior e uso de cabos 63% menor.

o novo servidor HP ProLiantSL 4500 soluciona esse problema ao oferecer densidade de armazenamento de até 240 terabytes em um único chassi de 4,3 U ou 2,16 petabytes em nove servidores em um rack padrão de 42 U.

Com tecnologia, o equipamento possui taxa de entrada/saída por segundo (IOPS) quase 7x mais rápida do que a oferecida pelas arquiteturas anteriores. Com análise inteligente, o sistema otimiza o tráfego do armazenamento, diminuindo a latência.

A empresa não divulgou valores ou a data de lançamento para o novo equipamento.

DEDICADO

Com o advento do Big Data e as promessas vinculadas a ele, muitas empresas tentaram implantar essas soluções em arquiteturas já existentes mas que não foram projetadas para lidar com necessidades específicas dessas cargas de trabalho.

Conforme observa a HP, o resultado com isso foi que as primeiras implantações apresentaram resultados abaixo do esperado em termos de desempenho e custo.  

Para Dan Vesset, VP de pesquisas de Business Analytics da IDC, os aplicativos para Big Data como Hadoop, warehouses de dados MPP, análise de Big Data e armazenamentos de objetos, apresentam diferentes requisitos de carga de trabalho.

“Essas cargas de trabalho podem ser altamente variáveis, complexas e ineficientes para serem gerenciadas caso sejam executadas em uma infraestrutura de hardware tradicional. Para alcançar todo o potencial do Big Data, é imprescindível que a infraestrutura subjacente seja otimizada para a carga de trabalho”, conclui.

O projeto modular do servidor oferece variadas configurações, permitindo a otimização da infraestrutura para aplicativos com cargas de trabalho específicas.