RIM investe para fazer do BB10 um sucesso. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Para chamar a atenção de seus clientes para o Blackberry 10, que será lançado em 30 de janeiro, a Research In Motion disponibilizou o BlackBerry Enterprise Service 10 (BES 10), sistema de administração de redes para o novo smartphone da empresa.

A RIM abriu o aplicativo para agências governamentais e clientes empresariais, em busca de um fôlego extra no lançamento do BB10, jogada decisiva para determinar o futuro da companhia.

Segundo informa a Reuters, o sistema permite que os clientes administrem a operação de aparelhos empresariais e pessoais de seus funcionários, em uma plataforma unificada para administrar aparelhos BlackBerry, Android e Apple iOS.

Com este enfoque mais aberto, a RIM busca conquistar novamente o mercado corporativo, que era um dos grandes trunfos da empresa no passado.

No entanto, a popularização de plataformas como Android, atual líder, e iOS minaram o mercado da empresa canadense.

A RIM acredita que sua linha reformulada de aparelhos, agora com interfaces mais modernas, telas de toque e teclados, ajudará a reconquistar clientes e mercado.

Segundo destacam analistas de mercado, um número considerável de empresas ainda confiam no Blackberry e suas soluções avançadas de dados e controle de informação.

A união destas soluções com uma interface mais amigável pode ser o caminho da recuperação para a RIM.

O novo sistema de administração de aparelhos móveis tenta unir a segurança com inovações para atender as necessidades dos departamentos de informática, disse Peter Devenyi, diretor sênior de software para empresas na RIM.

O executivo destacou que o BES 10 e os novos aparelhos Blackberry 10 receberam do governo norte-americano a certificação Federal Information Processing Standard (FIPS) 140-2, que permite que agências do governo empreguem os novos aparelhos.

"Antecipamos que nossos clientes empresariais realizem a transição para o BB10 rapidamente", disse Devenyi.