São Paulo receberá em abril a Inside 3D Printing. Foto: enmyo/Shutterstock.

São Paulo receberá em abril a Inside 3D Printing, a versão brasileira da maior feira mundial do segmento de impressão 3D. Em paralelo à feira, será realizado o congresso - que reunirá especialistas do setor para debate sobre o cenário atual e as projeções do mercado. 

O evento será realizado nos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A Inside 3D Printing já teve edições realizadas em países como Estados Unidos, China, Alemanha, Inglaterra, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul. 

No Brasil, a expectativa é reunir, ao longo dos dois dias, empresários, compradores, investidores e profissionais de áreas como arquitetura, construção, agricultura, indústria automotiva, indústria aeroespacial, utilidades domésticas, brinquedos, medicina, joalheria, entre outros. 

Durante a exposição, os visitantes terão a experiência de ver de perto a criação de objetos feitos a partir da impressão 3D: próteses de membros para amputados, tecidos que simulam a pele humana, instrumentos musicais, reprodução de pequenas peças destinadas à indústria automotiva e aeroespacial, maquetes para construção civil, protótipos de joias e bijouterias e até mesmo exemplo de peças voltadas ao pequeno empreendedor. 

Entre os expositores confirmados estão empresas como a inglesa EOS Manifacturing Solutions, que mostrará aos presentes as inovações para os setores automotivo, aeroespacial, medicina, entre outros. 

Outra empresa que estará presente é a FastPart Protótipos, que levará ao evento novidades para o setor automotivo, petroquímico e de plásticos para o setor eletroeletrônico.  

De acordo com recente sondagem da consultoria Wohlers Associates, o mercado global de manufatura aditiva e impressoras 3D atingiu, em 2015, US$ 5,5 bilhões. Para 2016, a previsão é de US$ 7,3 bilhões. 

Nos dias 4 e 5 de abril são esperados mais de mil profissionais para acompanhar palestras, debates, mesas redondas e estudos de caso do Brasil e de outros países. Entre os temas discutidos estão o futuro do mercado de impressão 3D no país, o impacto da manufatura aditiva na tecnologia assistiva, impressão cirúrgica em oftalmologia, além de estudos de caso apresentados por especialistas renomados no setor. 

Um dos destaques do congresso será a realização de uma mesa redonda com representantes de grandes empresas do setor metálico sobre manufatura aditiva de metais e a utilização de pó metálico na impressão 3D. A mesa será liderada por Octavio Camargo Schichi, engenheiro de P&D da Höganäs, empresa sueca especializada na fabricação de pó metálico para várias aplicações.

A nossa expectativa é receber mais de cinco mil visitantes de todo Brasil e América Latina”, afirma Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora do evento no Brasil.

As inscrições para o congresso podem ser feitas antecipadamente por meio do site do evento.