A Oi adotou a solução de SON (Self-Organizing Networks) da CellMining. Foto: Divulgação.

A Oi adotou a solução de SON (Self-Organizing Networks) da CellMining para otimizar automaticamente sua rede e melhorar a qualidade da experiência dos assinantes da sua rede móvel em todo o país.

O projeto foi realizado pela AsGa Sistemas, parceria brasileira da CellMining, fornecedora de soluções de SONe de soluções para medir a experiência de uso da rede pelo assinante.

A Oi escolheu a solução de SON da CellMining após um processo de seleção que incluiu diversos fornecedores de SON e de equipamentos de redes. 

O processo também contou com uma prova de conceito que demonstrou o método da CellMining de análise centrada no assinante, tornando obsoletas as ferramentas de trace e fornecendo aos engenheiros da Oi uma melhora no desempenho da rede a partir do modo closed-loop da solução SON.

“Ganhar este prestigioso contrato é uma prova para a nossa abordagem única e liderança tecnológica neste campo. Isso também expande a presença geográfica da CellMining e demonstra que nosso método pode beneficiar as operadoras de comunicações móveis de todo o mundo”, afirma Greg Giora Snipper, CEO da CellMining.

O contrato com a Oi foi fechado menos de dois meses após o anúncio da CellMining sobre a obtenção de um contrato similar com a operadora de comunicações móveis Tier 1 russa MegaFon.

“Oferecer uma experiência de uso excelente ao assinante é uma enorme prioridade para nós e estamos investindo milhões de dólares no aperfeiçoamento da qualidade de rede como parte disso”, relata Luiz Augusto Lopes, diretor de Rede Móvel e Transporte da Oi.