Foto: Marcos de Paula/AllSports.
O Flamengo contratou a Ubots, startup gaúcha especializada em soluções de relacionamento digital, para desenvolver dois chatbots que melhorassem a experiência no atendimento aos públicos do clube.
Com implantação iniciada em junho do ano passado, os chatbots atendem públicos como o Sócio Torcedor Nação e o programa flamenguistas através do WhatsApp, Facebook e webchat.
Segundo a empresa, há também a possibilidade da participação conjunta do robô e do atendimento humano, via WhatsApp, para o programa flamenguista e via o Webchat para sócios e potenciais associados nos canais de atendimento do Sócio Torcedor Nação.
Entre julho de 2020 e janeiro de 2021, foram mais de 670 mil atendimentos através dos canais e a nota de satisfação dos clientes varia entre 3,4 e 3,9, dentro da avaliação de 0 a 5.
Até setembro do ano passado, a retenção do bot ainda era menor que a do atendimento humano. Entre outubro e novembro, houve uma redução de 63% na procura por ligações e um aumento de 69% na procura pelo WhatsApp e chat, passando a igualar esse número meio a meio.
No mês de novembro, o número cresceu e, desde então, tem prevalecido uma média de 60% bot e 40% humano.