O Nubank abriu uma representação no Cade que levará a investigação de cinco bancos. Foto: Divulgação.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um inquérito para avaliar práticas de Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal após receber uma representação do Nubank.
A fintech alega, de acordo com a Época Negócios, que as instituições estariam atuando para limitar a concorrência no setor financeiro.
O Nubank reclama de medidas dos bancos para impedir a entrada e dificultar a atividade de novos agentes no mercado de emissão de cartão de crédito. Os clientes da fintech não conseguem, por exemplo, cadastrar a fatura do cartão de crédito no débito automático de suas contas bancárias.
Além disso, o Nubank afirma que os bancos estariam dificultando seu acesso a serviços financeiros essenciais para seu funcionamento. As condutas incluem a dificuldade ou restrição total ao acesso a informações essenciais, como identificação de remetente de recursos; imposição de dificuldades para contratação com credenciadoras; dificuldade de contratação de banco liquidante.
Outra reclamação diz respeito a conduta em relação aos profissionais da fintech. O Itaú teria entrado em contato com funcionários estratégicos do Nubank com propostas.