EDUCAÇÃO

Unisc adota G Suite com Ilegra

23/04/2018 14:38

O processo de migração foi iniciado em setembro de 2017.

A Unisc migrou seus e-mails para o G Suite com a Ilegra. Foto: Junior Garcez//Unisc.

Tamanho da fonte: -A+A

A Ilegra foi contratada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para migrar a operação de e-mail e armazenamento de arquivos da instituição e demais entidades mantidas pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) para o G Suite For Education, do Google.

O processo de migração foi iniciado em setembro de 2017, quando foi definida a estratégia a ser aplicada a partir da análise do ambiente da entidade. 

A nova plataforma solucionou a limitação de armazenamento das caixas de e-mail, uma reclamação dos usuários. Agora, a entidade inicia a migração de arquivos para o Drive. 

Com a variedade de ferramentas disponíveis e a forma colaborativa de utilização, a Unisc percebeu uma melhora nos processos em vários setores da instituição, possibilitando maior integração entre professores e alunos. 

“A missão do Google, com o produto Google for Education, é oferecer acesso à tecnologia para que professores e alunos do mundo todo possam aprender a trabalhar juntos. A Ilegra, como empresa parceira do Google, ajuda a colocar essa missão em prática, ao implantar o G Suite for Education em instituições de ensino como a Unisc”, salienta Gediel Luchetta, gestor da Ilegra. 

Com a implantação do G Suite, a Unisc conseguiu reduzir custos com licenças dos softwares de e-mail, antispam e backup, além de liberar área de armazenamento na rede. 

A Unisc atende a mais de 13 mil alunos, de forma presencial e a distância. Desses, cerca de 11 mil estão distribuídos entre os 50 cursos de graduação. Outros 2 mil são alunos de pós-graduação.

A universidade conta com pouco mais de 600 docentes, sendo que cerca de 88% deles possuem mestrado ou doutorado. Além de Santa Cruz, a instituição conta com unidades em Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro.

Com 15 anos de existência, a Ilegra tem parcerias com a AWS, Google e Oracle. Entre os clientes da companhia estão Cielo, Agiplan, Orizon, John Deere, Embraco, Whirlpool, Unicred, Bradesco, AGCO e Thyssen Krupp Elevadores.

Com o pacote de educação do Google, a empresa conta com outros projetos recentes no Rio Grande do Sul.

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por exemplo, contratou a Ilegra para realizar uma consultoria na migração para a solução G Suite. Após um processo de 3 meses para a implementação, a universidade tem aproximadamente 5 mil contas ativas para o setor administrativo e os professores, além de 15 mil contas de alunos.

No estado, a consultoria Sisqualis também tem realizado projetos na área de educação. No ano passado, a Univates, instituição de ensino superior de Lajeado, contratou a empresa para desenvolver projetos de capacitação para o uso de ferramentas do Google for Education na Universidade.

Antes, a Sisqualis realizou o projeto de migração de contas da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara) para o G Suite em julho de 2016.

Veja também

EDUCAÇÃO
UPF implanta G Suite com Ilegra

A universidade tem aproximadamente 20 mil contas ativas.

COMUNICAÇÃO
Afubra adota G Suite com Ilegra

Iniciado em dezembro de 2016, o projeto conta com mais de 700 contas de e-mails migradas. 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ViaFlow se une a Ubots em chatbots

A ViaFlow buscou a Ubots para trabalhar com os recursos da IBM para inteligência cognitiva.

CARREIRA
Ferrari deixa Otis Elevadores

Fermino Ferrari não é mais diretor de TI da Otis Elevadores.

RANKING
Conheça as melhores para trabalhar em TI

As campeãs foram Sydle (pequenas), SAP Labs Latin America (médias) e Dell EMC (grandes).

RANKING
GPTW divulga melhores para trabalhar no RS

No ranking de grandes companhias, há duas representantes do segmento de TI entre as 12 selecionadas.

EXPANSÃO
Ilegra abre unidade em Miami

A companhia já possui uma base em Ohio desde 2011.

ILEGRA
Hospital São Paulo adota G Suite

A organização vai migrar um total de 5,5 mil usuários para a nova plataforma.

PROJETOS
Seminário do PMI em Caxias do Sul

Evento durará três dias no campus da UCS em Caxias do Sul.