"Tá vendo aquela startup lá?". Foto: Divulgação/Gerdau.

A Gerdau Next, área de novos negócios da siderúrgica brasileira, implantou o software de gestão para pequenas e médias Business One da SAP, em um projeto com consultoria da Seidor.

Criada no ano passado com o objetivo de acelerar a estratégia de diversificação de negócios, a Gerdau Next abriga iniciativas como a aceleradora de startups Ventures Gerdau, além de movimentações de intraempreendedorismo, parceiros externos e fusões e aquisições.

Em nota, a SAP explica que com o B1 as chamadas Next Companies poderão se “conectar perfeitamente ao ambiente SAP da Gerdau”.

A Gerdau é um dos maiores clientes da SAP no país. A estratégia de usar o B1 em subsidiárias menores é comum em organizações com esse perfil.

Ainda que, no mundo da Gerdau, as subsidiárias menores podem ser elas mesmas negócios enormes em pouco tempo.

Segundo a Gerdau, até 2030 pelo menos 20% das receitas do grupo devem estar atreladas a novos produtos e soluções adjacentes ao aço - as tais Next Companies. É um salto considerável: a cifra está hoje em 2%.

Para se ter uma ideia do tamanho das ambições da Gerdau, vale lembrar que a empresa faturou R$ 39,64 bilhões em 2019, dos quais 20% seriam quase R$ 8 bilhões. 

A área é comandada por um vice presidente, Juliano Prado, que veio da Cosan, onde era diretor-executivo e CEO da Payly, startup fundada por ele dentro do grupo. Prado reporta-se diretamente ao CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.

A Gerdau já tem alguns negócios bem desenvolvidos dentro dessa nova abordagem. Há dois anos, a companhia criou uma construtech chamada G2Base, que atua na área de fundações de obras, oferecendo o aço já concretado para os clientes.

Outra é a G2L, empresa logística do grupo criada há quatro anos, mas que deixou de trabalhar exclusivamente para a companhia e, no ano passado, intensificou o serviço para terceiros. 

A Seidor tem projetos em S/4, C/4H, Ariba e Successfactors e tem uma base importante de implementação do ERP para pequenas e médias Business One, totalizando mais de 200 entregas no país.