por Compwire
INOVAÇÃO

Modernização de aplicativos: sua empresa precisa investir hoje

23/05/2022 06:07

Aumente o desempenho, a segurança e a escalabilidade das aplicações legadas.

Compwire e VMware podem ajudar a sua empresa.

Tamanho da fonte: -A+A

Aplicativos monolíticos podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Eles geralmente são lentos, difíceis de dimensionar e não muito seguros. Mas, e se houvesse uma maneira de dar uma nova vida a esses aplicativos, tornando-os mais rápidos, escaláveis e seguros?

Pois, existe! O processo de modernização pode fazer exatamente isso, além de reduzir custos e melhorar a eficiência.

Continue a leitura do artigo até o final e saiba como a modernização de aplicativos pode oferecer muitos benefícios às empresas. Esses benefícios incluem tempos de desenvolvimento mais rápidos, desempenho e escalabilidade aprimorados, custos reduzidos, entre outros benefícios. 

As empresas que atualizarem seus aplicativos poderão competir com mais eficiência na era digital.

O que são aplicativos legados e, porque eles precisam ser modernizados?

Aplicativos legados são softwares desenvolvidos para uma versão anterior de um determinado sistema operacional ou plataforma. Eles geralmente não funcionam bem com as versões mais recentes de software e hardware e podem ser difíceis e caros de manter.

O processo de modernização envolve a atualização desses aplicativos legados para que possam funcionar nas versões mais recentes de software e hardware. Isso pode envolver qualquer coisa, desde simplesmente recompilar o código até reescrever completamente o aplicativo.

Há vários motivos pelos quais você pode querer modernizar um aplicativo. Por exemplo, você pode querer melhorar seu desempenho, escalabilidade, segurança e eficiência. Ou ainda, você pode querer reduzir custos.

Quais são os benefícios da modernização de aplicativos?

Há uma série de benefícios que podem ser obtidos com a modernização de um aplicativo. Esses incluem:

Desempenho: atualizando o código, muitas vezes você pode melhorar o desempenho de um aplicativo.

Escalabilidade: a modernização de um aplicativo pode facilitar o aumento ou a redução da escala, pois você pode aproveitar a tecnologia mais recente.

Segurança: usando os recursos de segurança mais recentes, você pode ajudar a proteger seu aplicativo herdado contra-ataques.

Custos reduzidos: a modernização de um aplicativo muitas vezes pode reduzir seus custos de execução, pois você pode tirar proveito de tecnologias novas e mais eficientes.

Eficiência: atualizando o código, muitas vezes você pode tornar um aplicativo mais eficiente e fácil de usar.

Como você pode começar com a modernização de seus aplicativos?

Como foi visto logo no início do artigo, o processo de modernização pode dar uma nova vida aos aplicativos. Ao modernizar esses aplicativos, você pode melhorar o desempenho, a escalabilidade e a segurança, além de reduzir custos e melhorar a eficiência. 

No entanto, começar com a modernização pode ser um desafio. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar esse processo:

Comece entendendo os objetivos do projeto de modernização. O que a empresa espera alcançar modernizando seus aplicativos legados?

Depois de ter uma boa compreensão das metas, você pode começar a avaliar quais aplicativos são candidatos à modernização. Nem todos os aplicativos precisarão ser modernizados, apenas aqueles críticos para os negócios ou que podem se beneficiar de desempenho, escalabilidade ou segurança aprimorados. 

Após identificar os aplicativos que devem ser modernizados, você precisa entender como eles funcionam. Isso envolverá engenharia reversa do código e compreensão das dependências e fluxos de dados.

Uma vez que você tiver uma boa compreensão de como o aplicativo legado funciona, você pode começar a mapear um plano de modernização. Isso envolverá a compreensão dos objetivos de negócios e o mapeamento de um caminho para atingir esses objetivos.

A última etapa é executar o plano de modernização. Isso envolverá trabalhar com desenvolvedores para criar um novo código, testá-lo e, em seguida, implantar o aplicativo modernizado.

A modernização pode ser uma tarefa complexa e desafiadora, mas também pode promover a modernização do seu negócio. Ao dedicar um tempo para entender os objetivos do projeto de modernização do seu aplicativo legado e fazer a engenharia reversa do código, você pode garantir um resultado bem-sucedido.

Como você pode garantir um resultado bem-sucedido para seu projeto de modernização

Quando se trata de modernização de aplicativos, garantir um resultado bem-sucedido é fundamental. 

Há várias coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de sucesso: certifique-se de ter um objetivo claro em mente, entender as dependências e fluxos de dados, traçar um plano de modernização e trabalhar com os desenvolvedores para criar um código. 

Outra dica importante a ser adotada em seu projeto de modernização de aplicativos, é contar com um parceiro especializado, a exemplo da Compwire, empresa parceira da VMware. Com o nosso time de especialistas, podemos ajudar as empresas a planejar a atualização e garantir que ela ocorra sem problemas.

Seguindo essas dicas, você pode aumentar suas chances de sucesso e criar um aplicativo modernizado que atenda às necessidades do seu negócio.

Crie, execute e gerencie todos os seus aplicativos com soluções de modernização de aplicativos e orientação da VMware.

Aplicativos modernos e bem arquitetados podem ajudar as empresas a atingir uma ampla gama de objetivos e resolver um grande conjunto de problemas. 

Identificar a estratégia certa para a modernização de aplicativos pode ser um desafio. Às vezes, a resposta é dividir um aplicativo monolítico existente em microsserviços baseados em contêineres e orquestrado pelo Kubernetes. 

A VMware ajuda você e sua empresa a navegar pela jornada, enfrentando os desafios, melhorando a experiência do desenvolvedor e estabelecendo processos repetíveis e automatizados, seguros e eficientes.

Identificar a estratégia certa para a modernização de aplicativos pode ser um desafio, mas a Compwire pode ajudar

A modernização de aplicativos é um processo complexo e não existe uma abordagem única para todos. À medida que as empresas se esforçam para permanecer competitivas, elas precisam ser capazes de adaptar seus aplicativos de forma rápida e eficiente. 

No entanto, muitos softwares legados não são projetados para as arquiteturas modernas de hoje. É aí que entra a Compwire. Nossa equipe de especialistas tem ampla experiência na modernização de soluções legadas. 

Trabalharemos com você para entender suas metas e objetivos de negócios e, em seguida, desenvolver uma estratégia de modernização personalizada que atenda às suas necessidades específicas. 

Entre em contato conosco hoje através do nosso site compwire.com.br ou pelo telefone 41 3333.6066, para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a modernizar seus aplicativos legados.