Digitalização está no centro da estratégia de futuro da WEG. Foto: DIvulgação.
A WEG acaba de fechar a compra de 51% da Mvisia, uma startup paulista especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional.
A companhia é formada por empreendedores jovens, na maioria saídos do curso de Engenharia de Automação da USP, onde a companhia foi fundada em 2012 dentro do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia.
Fernando Paes Lopes, o sócio diretor da empresa é co-fundador da Associação Brasileira de Inteligência Artificial.
A Mvisia possui softwares know-how em aplicações de processamento embarcado e algoritmos de machine learning para vídeos e imagens, com integração aos sistemas MES utilizados na indústria, bem como através de processamento em nuvem.
A empresa começou desenvolvendo soluções para os setores de hortifrúti, flores e mudas florestais, tendo dois projetos financiados pela Fapesp e destaques no Prêmio Santander de Empreendedorismo e o Prêmio Odebrecht Sustentabilidade.
A Mvisia é a terceira startup adquirida pela WEG visando fortalecer a WEG Digital Solutions e a plataforma IoT WEGnology, lançada em junho de 2019 com o objetivo de atender as demandas da Indústria 4.0
As compras foram sempre no mesmo modelo, uma entrada com 51% e a possibilidade da compra total no futuro, uma forma de manter os fundadores à bordo.
A primeira aquisição foi a V2COM, empresa especializada em Internet das Coisas e soluções de telemedição para sistemas de energia elétrica e smart grid e a segunda a PPI-Multitask, especializada em automação industrial.