Prefeito Jairo Jorge testa o Canoas Mobi. Foto: divulgação.

O CanoasTec, divisão de tecnologia pertencente à prefeitura de Canoas, disponibilizou esta semana o Mobi, uma plataforma web para em que podem ser consultadas linhas, itinerários e paradas do transporte coletivo da cidade.

A aplicação, disponível para computadores e dispositivos móveis, agrega informações do transporte coletivo convencional e seletivo, assim como localizações de pontos de táxi, incluindo direções fornecidas usando o GPS, quando acessado via celular.

O sistema cobre cerca de 141 linhas da Sogal, empresa responsável pelo transporte público dentro do município, que passam por aproximadamente 900 paradas em toda a cidade.

Disponível para Android (a versão iOS deve sair em breve), o Canoas Mobi dá direções até as paradas de ônibus via geolocalização, informações de linhas que passam em cada ponto, assim como horários estimados de passagem dos coletivos.
 
"Se o GPS do celular estiver ligado, o mapa irá buscar a posição do usuário e centralizar o mapa de Canoas na posição em que ele está. Caso o usuário esteja posicionado à mais de 10 km do da cidade, o mapa focará no centro de Canoas, junto à prefeitura", explica a prefeitura em nota à imprensa.

O aplicativo também permite indicar ao usuário o caminho a pé para chegar até a parada desejada e mostrar uma visão da rua do local em que ela se encontra, através do Google Street View.

Também a comunicação com o usuário ocorre por meio de painéis instalados em pontos estratégicos da cidade, permitindo a visualização das linhas e o tempo que os ônibus levarão para chegar até o ponto de parada.

Para fiscalizar e assegurar a confiabilidade das informações no aplicativo, a prefeitura da cidade criou uma linha de atendimento gratuita, no número 0800 51 1234, em que os cidadãos podem informar sobre descumprimentos de rotas ou horários, o que pode acarretar em multa para as concessionárias do serviço de transporte.