SAP e Volkswagen desenvolverão solução para estacionamento.

A SAP anunciou um projeto piloto de coinovação com a Volkswagen e outros parceiros para auxiliar motoristas em Hannover, na Alemanha, a localizar estacionamentos e locais que oferecem serviço de alimentação nas proximidades em que estiver o veículo. 

A SAP e a Volkswagen desenvolverão uma solução para estacionamento em cidades, com capacidade de ser expandida e replicada. 

O resultado final previsto é um serviço baseado na nuvem, hospedado e oferecido pela SAP, que vai permitir aos motoristas encontrar o estacionamento. As duas companhias pretendem trabalhar em conjunto para padronizar os serviços e sua adoção pelo mercado.

Inicialmente voltado para eliminar as dificuldades que os motoristas encontram quando buscam estacionamentos nas cidades, o projeto piloto deve ser ampliado para incluir serviços baseados em localização (Local Based Services - LBS).

Com isso, os restaurantes poderão oferecer, via dispositivo móvel, produtos e ofertas assim que o motorista estacionar o veículo próximo ao estabelecimento.

Desenvolvida sobre a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem SAP Hana Cloud, a solução tem como objetivo agregar informações sobre locais para estacionar, localização e rota dos veículos. 

O projeto também visa integrar dados do Aeroporto de Hannover para ajudar os motoristas a localizarem vagas no estacionamento do local. Esses processos e informações devem ser integrados no ambiente de computação em nuvem e apresentados ao usuário final em uma aplicação para dispositivos móveis.

Hannover é 11ª cidade mais populosa da Alemanha, com cerca de 521 mil habitantes.

A cidade realizou a exposição mundial (Expo) de 2000 e recebe anualmente a maior feira da tecnologia da informação (CeBIT) a maior feira das indústrias (Hannover Messe) e a parte de veículos comerciais da maior feira international de veículos (IAA).