Fundado em 1974, o grupo tem sede em Guarulhos, São Paulo. Foto: divulgação.

O Grupo Açotubo, um dos maiores produtores e distribuidores siderúrgicos do país, apostou na implantação do Microsoft Office 365 em toda empresa com intermédio da Vivo.

Até então, a companhia utilizava o Office local para a edição de documentos sem nenhum recurso de colaboração. Agora, foram adquiridas 557 licenças, com subscrição anual.

“Isso não só traz ferramentas de interatividade bastante utilizadas neste período de isolamento, como os sistemas de reuniões e conferências, mas a praticidade e segurança de armazenar os arquivos na nuvem”, explica Valdemir Raymundo, head de IT no Grupo Açotubo.

Com a pandemia, a empresa também iniciou uma revisão completa dos seus processos de segurança, incluindo os cerca de 200 funcionários que estão trabalhando em formato home office.

A ação envolve uma equipe interna de três colaboradores e mais um consultor especializado para mapeamento de gaps e elaboração de um plano de minimização de riscos até o final deste ano.

Segundo a empresa, o objetivo é blindar e proteger as suas informações implementando um processo de log e rastreabilidade que responde diretamente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , prevista para entrar em vigor no início do ano que vem.

Além da área de TI, o processo também deve envolver áreas como recursos humanos, para treinamentos e orientações, além de governança e compliance.

De acordo com pesquisa realizada pela Check Point Software Technologies em abril deste ano, 71% dos profissionais de TI consultados relataram aumento de ataques a sistemas de diferentes tipos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

“Como a tecnologia e os cenários de mercado mudam, nosso planejamento estratégico prevê o cuidado, a manutenção e a melhoria constante e ordenada de todos os nossos ativos, sendo que a informação é um dos mais valiosos”, afirma Bruno Bassi, diretor executivo do Grupo Açotubo.

Fundado em 1974, o Grupo Açotubo tem sede em Guarulhos, São Paulo, além de seis filiais em cinco estados, um escritório comercial e duas unidades de atendimento, completando a presença em quatro regiões do país.