A indústria produz doces para mais de 60 países. Foto: Pexels.

A Docile, indústria gaúcha de doces, adotou a solução da Senior, empresa catarinense de sistemas de gestão, acesso e folha de pagamento, para digitalizar a gestão de recursos humanos da companhia.

Reunidas na plataforma Senior X, baseada na nuvem, as ferramentas adquiridas compreendem tarefas como fechamento de ponto, gestão de portaria, controle de férias, segurança e medicina, feedbacks, atualização de informações cadastrais, avaliação de competências e remuneração.

Até o ano passado, a gestão de pessoas era realizada na empresa por meio de planilhas e com dados registrados em papéis. 

Como o processo manual era um problema que prejudicava a agilidade da empresa, a área de RH foi em busca de um fornecedor que atendesse às suas necessidades, sem ter um sistema diferente para cada uma delas, e chegou à Senior.

“Hoje nossa área é um exemplo para toda a nossa empresa no que diz respeito a boas práticas e ao uso de tecnologias digitais para otimização de processos. O investimento está totalmente pago, já que o aumento significativo da nossa produtividade é o nosso principal benefício”, destaca Anete Diehl Martins, gerente de recursos humanos da Docile.

Hoje a Docile possui 900 colaboradores e realiza a gestão de profissionais de diferentes perfis, incluindo pessoas que atuam nos escritórios da organização e as equipes que estão em sua fábricas.

O hábito da entrega de currículos em mãos, bastante comum na empresa, também vem sendo substituído cada vez mais por práticas digitais, como o preenchimento de interesse em vagas on-line, com todo o processo de admissão dentro do ambiente virtual.

Além das soluções de RH da Senior, a Docile também aderiu à Mindsight, que junto com a HCM, ferramenta de gestão de pessoas da Senior, oferece um sistema de inteligência artificial e psicologia organizacional para a seleção de profissionais.

Com o uso das plataformas, a Docile tem conseguido administrar com mais agilidade o alto volume de candidatos para vagas operacionais, além de lidar com mais assertividade nas vagas para cargos de gestão, que normalmente exigem perfis específicos de profissionais.

Com 28 anos de atuação, a indústria está localizada em Lajeado, cidade com cerca de 84 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul. 

A Docile produz 2,6 milhões de produtos como pastilhas, balas de goma, marshmallow, refrescos, chicletes e balas de gelatina, que são distribuídos nacionalmente e para outros 60 países.

Com sede em Blumenau, Santa Catarina, a Senior fechou 2019 com uma receita de R$ 431 milhões, uma alta de 29% frente aos resultados do ano anterior. 

A empresa possui mais de 1,7 mil colaboradores distribuídos em mais de 20 operações próprias, cerca de 200 consultores e mais de 100 canais de distribuição em todo o país.