Transporte público de Curitiba na mira do Moovit. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Moovit, aplicativo de crowdsourcing com informações do trânsito e transporte público em tempo real, foi lançado nesta sexta-feira, 23, em Curitiba.

A chegada na capital paranense é resultado de uma parceria da companhia israelense com a Urbs, divisão do município responsável pela mobilidade pública que disponibilizou informações de seu banco de dados para a formulação da plataforma.

Pela aplicação, os usuários poderão acessar via smartphone rotas, itinerários de linhas de ônibus e postar informações sobre as condições do trânsito e transporte público.

Para o Moovit, a chegada em Curitiba cumpre uma importante meta da companhia, colaborando para incrementar a qualidade do transporte na cidade, em que meios coletivos correpondem por cerca de 50% dos deslocamentos.

A Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da região metropolitana com 2,3 milhões de passageiros transportados diariamente, em 1930 ônibus cobrindo 480 mil quilômetros, num total de 21 mil viagens.

Com o novo aplicativo, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, o usuário do transporte coletivo terá oportunidade de participar ativamente, passando informações que serão disponibilizadas pelo aplicativo, sobre as condições da viagem que ele está fazendo.

"A população, afirma, terá mais uma ferramenta para ajudar na fiscalização do transporte coletivo, o que será também uma pesquisa em tempo real", explica.

A iniciativa curitibana remete ao que a prefeitura do Rio de Janeiro realizou recentemente, quando através de seu Centro de Operações Rio (COR), firmou uma parceria com o Waze, app de GPS social do Google que oferece informações de tráfego em tempo real.

MOOVIT

Lançado no início do ano, o serviço gratuito já acumula cerca de 100 mil usuários - de ônibus e metrô - em suas cidades de atuação, São Paulo e Rio de Janeiro.

Criado em Israel em 2011, o app já está em operação em diversas cidades do mundo como Roma, Madri, Holanda, Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Boston e outras cidades norte-americanas.

O Moovit investiu mais de US$ 4 milhões no projeto mundialmente e já conta com 1,7 milhões de usuários globais, segundo informações divulgadas pela empresa.