O Grupo Binário e a SkyFii foram os responsáveis pelo wi-fi do Festival Path. Foto: Divulgação.

O Grupo Binário e a SkyFii, fabricante de software de análise de big data que trabalha com análise de comportamento em redes wi-fi, foram os responsáveis por levar rede sem fio aos participantes do Festival Path, em ação criada pela agência We para Babbel Idiomas, marca apoiadora do evento. 

Durante os dois dias de Festival no Instituto Tomie Ohtake, ocorreram mais 2,6 mil acessos à rede instalada pela Binário. A rede tinha capacidade de atender cerca de 3 mil pessoas, sendo 168 usuários simultâneos demandando alto tráfego de rede (recursos de foto, vídeo, downloads) em áreas de grande densidade como auditórios e salas de exposição. 

No evento, foram mais de 130 GB de transferência de dados somente em smartphones, que representaram 90% dos acessos.

Para o projeto, foram usadas soluções da Aruba Networks como 21 access points com tecnologia 802.11ac, somados ao Controlador 7010 e ao software ALE (Analytics and Location Engine). A SkyFii levou dois gateways para atender a plataforma de guest, analytics e marketing na nuvem.

O suporte técnico contou com um engenheiro no local durante todo o evento e monitoramento remoto no formato 24x7 no NOC (Network Operation Center) da Binário em São Paulo. A partir do NOC é possível realizar prevenção de desastres, correção de anomalias e eventuais problemas à distância, antes mesmo que ocorra uma queda de sinal.

A partir das soluções levadas pela SkyFii foi possível uma série de análises do comportamento do público do Festival Path. O acesso à rede foi feito com cadastro por meio de redes sociais ou pelo endereço de e-mail.

O sistema analítico da SkyFii pode definir o público do evento (12 mil pessoas no Instituto Tomie Ohtake), horários de pico de cada local do evento e onde estavam as concentrações de pessoas. Ainda, o sistema funcionou como uma de lista de presença, reconhecendo, por exemplo, o usuário que retornava ao evento no mesmo dia ou no dia seguinte.

“Nós criamos uma solução específica para este tipo de cenário, com uma configuração pré-concebida em nosso laboratório de São Paulo. Desta maneira, precisamos apenas dimensionar o sistema conforme a demanda do cliente e implementar no local determinado, sem necessidade de mudanças estruturais”, explica Leonardo Mezzanotti gerente de Soluções Wireless do Grupo Binário.

O Festival Path ocorreu em maio, em São Paulo e reuniu milhares de pessoas que participaram de várias atividades: shows, filmes, gastronomia, festas, palestras e arte. 

Criado em 2005, em São Paulo, o Grupo Binário possui duas divisões de negócios: Binário e QoS, que atuam, respectivamente, nas áreas de integração e serviços profissionais. A companhia tem mais de 150 funcionários em cinco filiais.