INFRA

Unico migra para o Google Cloud

23/09/2021 12:24

Player mais quente do mercado de IDTech migra para a nuvem do Google.

Funcionárias da Unico. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Unico, o nome mais quente no mercado brasileiro de IDTech, acaba de fechar um “acordo de longo prazo” com o Google Cloud.

Em nota, as empresas não revelam a duração e muito menos o valor do contrato, pelo qual a Unico vai rodar suas operações na nuvem do Google.

Tirando uma média dos contratos desse tipo, dá para apostar em algo em torno de 10 anos.

O valor deve ser inicialmente pequeno, mas tem muito potencial de crescimento na medida que a Unico consiga executar seus planos ambiciosos no mercado de biometria facial e assinatura digital.

A Unico está migrando para uma arquitetura cloud-native baseada em Kubernetes e também deve colaborar com o Google em pesquisa na área de segurança e privacidade, um ponto chave para uma startup de identificação.

Além dos recursos computacionais de nuvem, a parceria traz integração entre os executivos da startup e Google Cloud, do time de engenheiros, pesquisadores e especialistas, com suporte global em serviços e produtos. 

“A visão de fora, de cientistas e especialistas em diversas áreas complementares, soma-se à expertise de nosso time. É dessa maneira que construímos pontes mais firmes e ricas em inovação", afirma Thiago Diogo, diretor de Segurança da Informação, Privacidade e Plataforma na Unico.

A Unico recebeu dois aportes em 2020: R$ 40 milhões da Igah Ventures, em janeiro, e R$ 580 milhões em setembro, dos fundos internacionais General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, o que tornou a empresa um dos unicórnios brasileiros.

Só no primeiro trimestre desse ano, os clientes da empresa já fizeram 67 milhões de autenticação de identidade e validaram eletronicamente 1,4 milhão de documentos.

As ambições, no entanto, vão muito além disso. A Unico tem falado em se tornar uma Big Tech, termo pelo qual se denominam as gigantes de TI dos Estados Unidos, como Amazon, Apple, Google, Facebook e Microsoft, com valores de mercado na casa de trilhões de dólares.

Veja também

CARGOS
Weiden vai para o conselho da Unico

VP de Engenharia foi contratada no ano passado e promoveu sacudida interna.

FACES
Unico terá B1 da SAP

Idtech mais badalada (e investida) do país fecha contrato com a Megawork.

OPÇÃO
Salesforce na nuvem da AWS no Brasil

Clientes da gigante de CRM poderão usar a nuvem pública a partir de dezembro.

PLANOS
Globant vai dobrar no Brasil

Discreta no país, gigante argentina quer chegar a 1,4 mil funcionários até 2022. 

CIFRAS
Google: contrato bilionário não anda

Mega migração fechada com a Sabre está empacada, aponta o The Information.

FARMA
Myralis migra SAP para o Google Cloud

ERP agora está na nuvem, em um projeto feito em três meses pela Santo Digital.