BENCHMARKS

Livro traz Kede, da IBM, e Clarke, da HP

23/10/2013 14:43

Ricardo Voltolini reuniu depoimentos de 10 líderes. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

No próximo dia 30 será lançado o livro “Escolas de Líderes Sustentáveis”, de Ricardo Voltolini, que reúne depoimentos de 10 líderes de corporações, como Oscar Clarke, da HP, e Rodrigo Kede, da IBM.

O conteúdo aborda as estratégias de envolvimento e educação dos gestores e suas equipes para a sustentabilidade.

Clarke assumiu a presidência da HP Brasil em 2010 e responde pela direção geral da divisão Enterprise Group. Também tem passagens pela Intel Brasil e Hitachi Brasil.

Seu primeiro emprego foi na Petrobras, onde atuou por dois anos como engenheiro químico, antes de decidir trocar a área de atuação pela de TI.

Já Kede é presidente da IBM Brasil desde o ano passado. A sua história na empresa iniciou há 20 anos, como estagiário. Desde então, ocupou o cargo de CFO da IBM América Latina e, de 2007 a 2010, foi CFO no Brasil.

Publicado pela editora Campus-Elsevier, o lançamento acontecerá durante a terceira etapa do Plataforma Liderança Sustentável, evento para convidados que acontecerá no Teatro Cultura Artística, em São Paulo.

A obra está estruturada em duas partes: a primeira mostra como as escolas de negócio estão preparando líderes.  Também traz as ideias de Edgar Morin, Peter Senge e Otto Scharmer.

A segunda parte se propõe a relatar as histórias inspiradora. Além dos já cidados, são eles Alessandro Carlucci (Natura), Alfred Hackemberger (BASF), Andrea Alvares (PepsiCo), Britaldo Soares (AES Brasil), Carlos Fadigas (Braskem), João Carlos Brega (Whirlpool), Luiz Barretto (Sebrae) e Marise Barroso (Masisa).

Veja também

Ex-Intel é novo presidente da HP Brasil

A HP Brasil anuncia nesta sexta-feira, 23, que Oscar Clarke será o presidente da empresa no país a partir de 03 de maio.

Ex-presidente da subsidiária brasileira da Intel, Clarke responderá também pela direção Geral da divisão Enterprise Business Brasil da HP, tendo sob sua responsabilidade a operação da área, relacionamentos estratégicos e o desenvolvimento de negócios.

Brasil é o melhor da HP em 2010

O Brasil ganhou o prêmio interno da HP como o melhor país das Américas em 2010, durante o Sales Kick Off (SKO), evento realizado pela empresa em Las Vegas no final do ano passado.

Foram reunidos 3,5 mil funcionários da área de vendas da companhia do mundo todo.

Oscar Clarke, presidente da HP no país, representou o time brasileiro e recebeu o certificado.

MUDANÇA
Kede assume IBM do Brasil

Executivo entrou na IBM há 19 anos como estagiário no Rio de Janeiro.

SMART CITY
IBM e Porto Alegre: agora sai casório?

Presidente da multi se reuniu com o prefeito José Fortunati para apresentar soluções da linha Smarter Cities da companhia. Prenúncio de noivado para o namoro que a empresa e a cidade vêm cultivando desde 2011?

RONALDO FERRAZ E PATTY CARLIN
ThoughtWorks renova lideranças no Brasil

Ampliação do plano de gestão compartilhada da multi, que dividiu comando global em 04 pessoas.