A boa e tradicional indicação ainda tem grande relevância entre as estratégias voltadas a aumentar as contratações de serviços advocatícios. Foto: Pexels.

Entenda a importância do método na ampliação da carteira de clientes e como bom atendimento, networking e softwares para advogados potencializam seus resultados

Apesar de existirem diversas formas de captação de clientes, a boa e tradicional indicação ainda tem grande relevância entre as estratégias voltadas a aumentar as contratações de serviços advocatícios.

Muitas carteiras de clientes são compostas a partir desse método, inclusive nos escritórios de grande porte. O fator primordial responsável por gerar indicações é o atendimento de qualidade. Quando o serviço prestado cumpre as expectativas do cliente, naturalmente tende a ser recomendado.

Ser indicado por alguém reflete a construção de laços de confiança, essenciais para agregar credibilidade à marca e se tornar competitivo no mercado. Dessa forma, deixar os atuais clientes cada vez mais satisfeitos é premissa básica de sucesso na advocacia.

 

Confiança é credibilidade

O cliente precisa confiar no profissional de advocacia para que seja possível a prestação de um bom serviço. A confiança deve ser a base do relacionamento desde o primeiro contato e pode ser fortalecida por meio de referências positivas vindas de um amigo, familiar ou conhecido.

Quanto mais recomendações, maior a probabilidade de chamar a atenção de potenciais clientes. Em tempos de redes sociais, a visibilidade de indicações positivas pode gerar grande repercussão, por outro lado, a publicação de um comentário negativo também pode gerar muitos prejuízos.

A indicação representa a história do advogado, suas conquistas e reputação. Ao mesmo tempo, retrata como deve ser o futuro e a possibilidade de sucesso, nesse caso, a expectativa de ganho das causas.

O total de clientes satisfeitos e que recomendam o serviço contratado é um diferencial frente à concorrência. Os mecanismos que garantem tal resultado devem ser reforçados e aprimorados continuamente.

 

Fortalecimento do processo de indicação

Redução de custos na captação de clientes; agilidade no processo comercial com o reposicionamento da venda em etapa mais avançada; aumento da confiança. No momento em que o cliente atual recomenda um serviço, vários benefícios são obtidos.

Algumas ações podem contribuir bastante para potencializar o processo de indicação e, consequentemente, as chances de fechar negócios: focar na melhoria do atendimento, aumentar o networking e investir em um software para advogados.

 

Foco na melhoria do atendimento

O primeiro passo para garantir indicações é primar pelo bom atendimento. O ideal é seguir algumas etapas básicas, como ser pontual e dar retornos, cumprir os prazos combinados e oferecer o melhor aporte técnico possível.

É importante lembrar que é preciso satisfazer o cliente para, então, fidelizá-lo. Utilizar todas as ferramentas disponíveis e fornecer o máximo de informações fará toda a diferença no final.

 

Aumento do networking

As indicações fazem parte do relacionamento entre profissional e cliente. Por isso, quanto mais forem trabalhadas as parcerias, maiores serão as chances de alcançar resultados.

Conversar com profissionais de outros escritórios, falar com pessoas que precisam de conselhos jurídicos são atitudes que podem levar a futuras parcerias.

Quando um cliente atual intervém em favor da empresa, a chance de outras pessoas acreditarem no que é vendido se torna maior. Essa é uma vantagem significativa, daí a importância de subsidiar o cliente com informações, apresentando os cases de sucesso, o diferencial da empresa.

 

Investimento em um software para advogados

Adotar um software jurídico é fundamental para agilizar as rotinas jurídicas e realizar um acompanhamento mais próximo dos processos. A ferramenta também permite aos clientes monitorar e ter acesso a diferentes informações, o que fomenta a transparência e a confiança no relacionamento. 

As consequências são agilidade na elaboração de documentos jurídicos, controle de prazos e atualização constante do andamento das atividades, resultados que garantam rapidez ao atendimento e fortalecimento da reputação profissional.