Recentemente, o professor recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018.

O pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, Luis Lamb, fará uma palestra sobre inteligência artificial na terça-feira, dia 6 de novembro, na uMov.me Arena, em Porto Alegre. 

O encontro, que acontece das 15h30 às 17h30, é gratuito, com vagas limitadas. Lamb estuda o assunto há 20 anos e vai traçar um panorama da pesquisa acadêmica e da movimentação do mercado em torno do tema.

Em 2016, Lamb foi nomeado pró-reitor de Pesquisa da UFRGS para o quadriênio até 2020.

Lamb é um “prata da casa” na UFRGS, tendo sido o primeiro graduado do curso de Informática da instituição a assumir o comando do Instituto de Informática, em 2011.

Antes, foi vice-presidente por cinco anos. Lamb é professor titular da UFRGS e tem mestrado em computação pela UFRGS e PhD pelo Imperial College London.

Recentemente, o professor recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018. 

A uMov.me Arena é como é chamada a sede da  uMov.me, dona da plataforma de desenvolvimento de aplicações de negócios para dispositivos móveis.

Ela ocupa um  espaço de 400 metros quadrados na zona norte da capital gaúcha antes usado como showroom de uma importadora. 

Depois de uma reforma, a uMov.me vai ocupar o andar de cima, onde ficava o administrativo da importadora, com o showroom convertido em um grande espaço de trabalho para até 120 pessoas e uma área para apresentações (a empresa tem 50 funcionários).

Hoje, a plataforma da companhia é usada por 300 parceiros, atendendo 150 mil usuários ativos na ponta, em empresas como Bimbo, Lojas Colombo, Magazine Luíza e Porto Seguro, entre outras.

Mais de 10 mil apps foram desenvolvidos com a plataforma, abrangendo tarefas como vendas, entregas, vistorias, auditorias, registros de pontos, entre outros.

Em 2016, a empresa recebeu um aporte de R$ 5 milhões do fundo CVentures Primus, gerido pela CVentures em conjunto com a CRP Companhia de Participações.